INTERNACIONAL

CABE recebe Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade

É a primeira organização da Força Aérea Brasileira sediada no exterior a ter esse tipo de Certificação
Publicada em: 15/08/2019 21:00
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Fonte: CABE
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria - Revisão: Tenente-Coronel Santana

No dia 12 de agosto de 2019, a Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa (CABE), sediada em Londres, na Inglaterra, recebeu a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. É a primeira organização da Força Aérea Brasileira, localizada no exterior, a ter esse tipo de Certificação. Com isso, é perceptível que o efetivo zela não apenas pela qualidade dos processos de aquisição, mas também pelo cumprimento das normas, regulamentos e legislações dos governos brasileiro e inglês, aumentando a credibilidade diante da comunidade comercial aeronáutica internacional.

Para homologação da Certificação ISO 9001:2015, a Comissão foi auditada pela British Assessement Bureau, entidade do Reino Unido credenciada pela Organização UKAS (United Kingdom Accreditation Service). O processo começou com a formação da Comissão de Gestão da Qualidade composta por militares e auxiliares locais da CABE.

A preparação para a auditoria envolveu a dedicação dos integrantes do efetivo que trabalharam no sentido de implantar o gerenciamento de risco, atualizar as legislações e normas internas, bem como mapear os processos das atividades realizadas pela Comissão, conforme preconizado pela Diretriz do Comando da Aeronáutica 16-2.

Durante o processo de Certificação, foram identificadas as possibilidades de melhorias nas atividades internas realizadas, bem como os impactos na qualidade dos serviços executados. Foi realizado um workshop para o efetivo com foco na abordagem dos assuntos voltados à melhoria continuada, assim como  na necessidade da reflexão sistêmica para o incremento da qualidade no processo de aquisição de materiais e serviços para o Comando da Aeronáutica.

O Chefe da CABE, Coronel Aviador Roberto da Cunha Follador, explica que a gestão da qualidade vai além da simples aplicação de procedimentos padronizados, pois representa a construção de uma nova cultura organizacional, envolvendo a Chefia, o efetivo, parceiros e clientes. "Entre outros benefícios da gestão de qualidade, a elevação dos níveis de organização, nas fases internas e externas dos processos, ficará ainda mais evidente, ressaltando a adequada condução das atividades, com isonomia e imparcialidade", ressalta.

Além disso, o Oficial acredita que o foco no detalhe processual eliminará o retrabalho e dará agilidade à sistemática comercial. "Com essa postura, a organização consegue economia de tempo e de recursos humanos e materiais", completa o Coronel Follador.

Fotos: CABE