PROFESP

Crianças de Guaratinguetá (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) participam de ações de cidadania

No Campo dos Afonsos (RJ), mais de 600 crianças recepcionaram atletas de destaque do basquete nacional
Publicada em: 08/08/2019 17:30
Imprimir
Fonte: EEAR e UNIFA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Capitão Monteiro

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Guaratinguetá (SP), que fazem parte do Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (PROFESP) da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), retornaram às atividades após o período de férias do meio do ano. Ao todo, são 500 alunos, de 11 escolas, com idades entre 8 e 12 anos, cumprindo atividades diárias no Berço dos Especialistas, como é conhecida a EEAR.

Nessa quarta-feira, para motivar ainda mais as crianças, a atividade ocorreu na Subseção de Contraincêndio da Escola, localizada no Aeroporto Edu Chaves. O objetivo principal da ação foi conscientizar, de forma lúdica, o que deve ser feito para evitar e combater incêndios.

Os alunos foram divididos em grupos, que participaram de cada uma das oficinas, organizadas e coordenadas pelos militares da Subseção. As crianças assistiram a instruções de curativos, combate a incêndio, resgate em altura, equipamentos de resgate e, ainda, tiveram a oportunidade de conhecer os carros de combate a incêndio.

“Eu gostei muito de fazer rapel e saber que isso é usado para salvar pessoas”, comentou a pequena Isabela Cristina Rodrigues, de 9 anos.

O Sargento Iago Henrique Gonzaga Carlos, um dos instrutores da ação, ressaltou a importância da atividade. “Ao observar as crianças felizes por realizar atividades do cotidiano dos bombeiros, sentimos muita alegria e certeza de que nosso trabalho é válido, que faz a diferença na vida de outras pessoas”, opinou.

Campo dos Afonsos

Durante o mês de julho, os integrantes do PROFESP no Campo dos Afonsos, localizado no Rio de Janeiro (RJ), participaram de diversas atividades pedagógicas. O programa funciona desde 2013 e atende a mais de 600 crianças da região.

No início do mês, o programa recebeu a visita de dois atletas de destaque do basquete nacional, que conversaram sobre a carreira no esporte e relataram a importância da prática esportiva na vida de cada um. Na ocasião, os alunos fizeram a entrevista para a primeira edição do jornal do PROFESP, um projeto que visa estimular a leitura, produção textual e desenvolvimento de habilidades ligadas à atividade.

O Sargento Alexandre Paranhos, jogador de basquete, descreveu com entusiasmo a sua trajetória pessoal até ingressar no Programa de Atletas de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira (FAB). "O que vale muito nessa hora é a gente saber chegar aos lugares, se comportar bem e saber falar. Tem que ter disciplina e ser pontual. Em qualquer âmbito precisa desses atributos", disse.

No dia 10 de julho, durante as comemorações alusivas aos 100 anos da Instrução Militar na Aviação Brasileira no Campo dos Afonsos, um grupo de crianças e jovens presenciou a rememoração ao momento de nascimento da aviação no Brasil, além de observar de perto o desfile militar da tropa formada por militares das Forças Armadas.

No dia seguinte à formatura (11/07), as crianças e jovens do programa estiveram em contato com 28 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Eles tiveram a oportunidade de trocar experiências com os cadetes, o que serviu de incentivo para o ingresso nas Forças Armadas.

No encerramento das atividades do mês, o coordenador do PROFESP, Tenente-Coronel Marco Stevan Silva Marques, destacou as novidades para o segundo semestre. Entre elas, a parceria com a Pastoral do Menor, a inclusão de estagiários de universidades parceiras, as competições esportivas dentro e fora da FAB, além de eventos comemorativos, como a semana da família no PROFESP e o desfile da Independência.

Fotos: Suboficial Jefferson / EEAR; Soldado Mascarenhas / UNIFA