VALORES

Porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais ministra palestra em Organização da FAB

O tema da palestra foi “Integridade e Dignidade” e faz parte do Programa de Fortalecimento de Valores
Publicada em: 26/07/2019 14:44
Imprimir
Fonte: CIAAR, por Sargento Wladimir
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria - Revisão: Tenente-Coronel Santana

“Somos especializados em pessoas. Nunca nos esquecemos que estamos lidando com histórias, pois temos na farda a ideia da esperança e da solução”. As falas marcaram a palestra que o Primeiro Tenente Pedro Doshikazu Pianchão Aihara ministrou ao efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (GUARNAE-BH) no dia 24 de julho.

A presença do porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), foi a convite da Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) para participar do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) da instituição.

O tema do PFV de julho na guarnição foi “Integridade e Dignidade” e a escolha do palestrante ocorreu em função do trabalho desenvolvido por ele depois do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), divulgando o andamento das atividades de resgate, que se prolongam até os dias atuais, 6 meses após o ocorrido.

O Tenente Aihara afirmou que é necessário ter noção e compromisso com a missão, pois, dessa forma, é possível trazer a integridade e a dignidade para o trabalho em qualquer instituição. “Entender o valor do trabalho em todas as tarefas que executamos nos faz sair do lugar comum e, assim, podemos levar solução e esperança a quem nos procura”, disse o palestrante.

O rompimento da barragem em Brumadinho foi bastante citado por ele, oportunidade em que contou fatos que o marcaram durante o resgate de vítimas. “Quando as pessoas olhavam para os helicópteros, eles não enxergavam só a aeronave, e sim, a esperança. Todos nós, sejam bombeiros ou Força Aérea, resgatamos a dignidade das pessoas”, ressaltou.

O palestrante

O ambiente da Força Aérea não é estranho ao Tenente Aihara. Ele foi aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) por três anos e depois ingressou na Academia da Força Aérea, onde faria o curso de aviador. No entanto, foi aprovado no concurso público do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e optou por ser um “Soldado do Fogo”.

Natural de Belo Horizonte, atualmente é porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. É graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Ciências Militares com ênfase em Gestão de Prevenção de Catástrofes pela Academia de Bombeiro Militar, além de ser especialista em Gestão e Prevenção de Desastres pela Universidade de Yamaguchi (Japão).

Fortalecimento de Valores

O Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) é um conjunto de ações que norteiam as atividades a serem desenvolvidas por todos os setores das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica.

O Manual (MCA 909-1) que dispõe sobre o Programa de Formação e Fortalecimento de Valores foi publicado em 2016 e visa orientar ações e pensamentos, voltando-os para os valores fundamentais da Instituição e da vida militar. A “Formação” abrange o esforço conjunto de todos os participantes da formação dos alunos por meio de uma abordagem sistêmica, complementar e simultânea dos valores propostos. Já o “Fortalecimento” procura sensibilizar, em todos os níveis, a importância e a necessidade de culto aos valores fundamentais que norteiam a vida dos militares ao longo de toda a carreira. Entre os valores relacionados estão: Disciplina, Profissionalismo, Integridade, Patriotismo e Comprometimento.

Fotos: Soldado Ramon/CIAAR