PATRONO

Lei outorga Major-Brigadeiro Pacitti Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica

Oficial-General foi um dos responsáveis pela criação do CCA-RJ
Publicada em: 26/07/2019 18:08
Imprimir
Fonte: CCA-RJ, por Tenente Tatiana
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, sancionou a Lei nº 13.817, em 24 de abril de 2019, que outorga o título de Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica ao Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti. O oficial-general foi um dos responsáveis pela criação do Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ), a primeira Organização Militar do Comando da Aeronáutica voltada inteiramente à tecnologia da informação.

Histórico
Nascido em 9 de setembro de 1928 em Atibaia (SP), o Major-Brigadeiro Pacitti ingressou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1952 para cursar a graduação de engenharia aeronáutica. Primeiro lugar da turma, dedicou-se à tecnologia da informação no então Ministério da Aeronáutica - um artigo de sua autoria, publicado em 1965 na Revista da Aeronáutica, apresentou princípios básicos para a criação de um Centro de Computação Eletrônica para o Ministério. "Para que uma Força Aérea funcione eficientemente, necessário se faz que seu organismo, seu sistema de informação e seus métodos de trabalho estejam sempre acompanhando de perto os padrões da tecnologia moderna e sua evolução", argumentava no artigo, apresentando as finalidades e a estrutura do Centro.

Na área acadêmica, além de concluir mestrado e doutorado, formou-se PhD no Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade da Califórnia em Berkeley, Estados Unidos. Foi autor do primeiro livro em língua portuguesa dirigido ao meio acadêmico sobre programação de computadores - “Fortran Monitor”, publicado em 1967 e usado por várias gerações na aprendizagem de programação.

Na década de 1960, atuou junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Departamento de Cálculo Científico do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), tendo sido seu primeiro Chefe. O Departamento posteriormente se tornou o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) e, em 2010, recebeu o nome "Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais".

No âmbito militar, em 1982, tornou-se o primeiro militar reitor do ITA, onde idealizou, concebeu e criou o curso de engenharia da computação. Ocupou, ainda, o cargo de Diretor de Engenharia da Aeronáutica entre 1984 e 1987 e presidiu a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) entre 1986 e 1987.

Na década de 1990, foi decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde criou o Departamento, a Escola e fundou o curso de informática aplicada, atual sistemas de informação.

O Major-Brigadeiro Pacitti faleceu em 18 de junho de 2014, aos 85 anos.

Fotos: Arquivo pessoal