HOMENAGEM

FAB inaugura exposição no Museu Casa de Santos-Dumont

A exposição conta com textos, imagens do Pico do Couto e vídeos explicativos sobre a função dos militares na localidade
Publicado: 24/07/2019 15:36
Imprimir
Fonte: MUSAL
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Capitão Monteiro

A exposição do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Pico do Couto (DTCEA-PCO) no Museu Casa de Santos-Dumont, localizado na cidade de Petrópolis (RJ), foi inaugurada nesse sábado (20/07). Com a  curadoria da museóloga Amanda Marques, do Museu Aeroespacial (MUSAL), e do Chefe da Seção Técnica do DTCEA-PCO, Tenente Edivandro Cabral do Santos, faz parte das comemorações aos 146 anos do nascimento de Santos-Dumont.

Estão expostos textos, imagens do Pico do Couto e vídeos explicativos sobre a função dos militares na cidade para que o público conheça mais sobre a atuação e o trabalho da FAB em Petrópolis, por meio do Destacamento que fica no Pico do Couto, no Rocio – Fazenda Inglesa, a 1.780 metros acima do nível do mar. 

A cerimônia contou com a participação do sobrinho bisneto de Santos-Dumont, Alberto Dodsworh Wanderley, de autoridades locais e de militares da Força Aérea Brasileira (FAB), além da apresentação da Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro. Cerca de 2.500 pessoas passaram pelo espaço na inauguração, a maior quantidade já registrada em um único dia no local.

“A exposição será por período indeterminado e tem como objetivo aproveitar que o visitante já está imerso nesse ambiente de Santos-Dumont, que é o Pai da Aviação, e conheça mais sobre o nosso trabalho. Até mesmo os próprios petropolitanos, pois muitos não sabem da existência do destacamento aqui”, frisa o comandante do DTCEA–PCO, Tenente Engenheiro Pedro Henrque Morsch Mazzoni.

O Museu Casa de Santos-Dumont funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30. O espaço fica na Rua do Encanto, 22 – Centro, Petrópolis (RJ).

Fotos: Amanda Marques (MUSAL) / Ari Gomes