INTEGRAÇÃO

Avião da FAB transporta integrantes do Projeto Rondon para o Acre

Aeronave decolou da Base Aérea de São Paulo com destino ao Acre, onde universitários irão desenvolver ações de atendimento às necessidades sociais
Publicada em: 05/07/2019 16:31
Imprimir
Fonte: BASP, por Tenente Beatriz Kramer
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Capitão Monteiro

Na manhã desta sexta-feira (05/07), 32 integrantes do Projeto Rondon embarcaram na Base Aérea de São Paulo (BASP), a bordo da aeronave C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB), com destino ao município de Rio Branco (AC). Os estudantes, provenientes de quatro centros universitários do Estado de São Paulo, seguiram para a região com o objetivo de prestar serviços voluntários em projetos sociais nas cidades de Acrelândia, Brasiléia, Bujari e Plácido de Castro.

Professor da Universidade São Francisco (USF), Adriano Lopes de Lima explicou que a missão, denominada Operação Vale do Acre, terá duração de 15 dias e atenderá a cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Acre. O trabalho consistirá na realização de oficinas, capacitação e sensibilização, coordenados por grupos de diversas áreas, como saúde, cultura, direito, educação e cidadania. “Os alunos vão com o intuito de ensinar, atuar como agentes conscientizadores, e na realidade acabam aprendendo muito, passando a ter uma outra visão sobre o país e a profissão que exercerão no futuro”, complementou.

O objetivo do Projeto Rondon é desenvolver ações de atendimento às necessidades sociais, ambientais e econômicas da população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania em locais carentes do território nacional. O projeto busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, contribuindo com sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

“É uma satisfação muito grande participar de uma missão como essa, sabemos o quanto essas comunidades precisam de ajuda. É importante que os estudantes, multiplicadores de opinião, conheçam a dimensão do nosso país e suas necessidades para que juntos possamos fazer a nossa parte”, disse o Major Aviador Rodrigo da Silva Gonzalez, Comandante do C-99.

A estudante de Fisioterapia da USF, Jaqueline de Lima Franco, expressou o entusiasmo em participar pela primeira vez da operação. “Estou muito feliz em fazer parte do projeto, era um grande sonho. Muito obrigada à Força Aérea pelo apoio!”, declarou.

Fotos: Cabo Siqueira / BASP