TRÁFEGO AÉREO

FAB inaugura Missão Técnica Aeronáutica Brasileira na Bolívia

A formação da MTAB-Bolívia fortalece e ratifica os laços culturais e de amizade que unem Brasil e Bolívia
Publicada em: 12/07/2019 13:39
Imprimir
Fonte: DECEA, por Daisy Meireles
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias - Revisão: Capitão Monteiro

O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, participou, em maio, em Cochabamba, da inauguração da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira na Bolívia (MTAB-Bolívia). A MTAB-Bolívia é a nova Unidade Militar subordinada ao DECEA e recebeu como chefe o Tenente-Coronel Aviador Gilson Antonio da Silva Sobral.

"A formação da MTAB-Bolívia fortalece e ratifica os profundos laços culturais e de amizade que unem Brasil e Bolívia e que se estendem às respectivas Forças Aéreas, organizações guardiãs da segurança e soberania de nossos povos, irmanadas pelos valores de disciplina, patriotismo, integridade, comprometimento e profissionalismo", ressaltou o Tenente-Brigadeiro Domingues.

O Estado brasileiro repassará a experiência adquirida na formação do Sistema de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo do Brasil (SISDACTA), bem como todos os óbices encontrados e soluções adotadas, abordando os aspectos operacionais, técnicos e administrativos, além de sua manutenção e evolução. Esse ato visa simplificar, o máximo possível, a formação do Sistema Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo da Bolívia (SIDACTA).

O Ministro da Defesa da Bolívia, Javier Eduardo Zavaleta López, reforçou os laços de amizade e a cooperação entre as nações, salientando a importância da MTAB para a Bolívia e o Brasil. "Acredito que as atividades se desenvolverão de modo adequado à consolidação do SIDACTA, bem como sua integração com o SISDACTA", declarou.

Participaram da cerimônia o Comandante da Guarnição de Cochabamba, General de Brigada Aérea Alfredo Cuellar Mercado;  o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino; e o Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, entre outras autoridades.

A MTAB-Bolívia tem a finalidade de prover as gestões administrativas, técnicas e operacionais necessárias à integração dos serviços de navegação aérea dos países que compõem a América do Sul, sob as orientações, normas e serviços prestados pelo DECEA, para apoio ao Comando de Seguridad y Defensa del Espacio Aéreo (COSDEA), órgão responsável pela criação do SIDACTA do Estado Plurinacional da Bolívia.

Fotos: MTAB-Bolívia