DRONES

CINDACTA II promove 1° Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas

Objetivo do evento é proporcionar aos participantes o contato com as melhores práticas relacionadas à operação segura de drones
Publicada em: 05/07/2019 11:54
Imprimir
Fonte: DECEA, por Tenente Miriam Bucharles Aguiar
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Capitão Monteiro

O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), promove, entre os dias 16 e 18 de julho, em Curitiba (PR), o 1º Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (SiReSANT). O objetivo é proporcionar aos participantes o contato com as melhores práticas relacionadas à operação segura de drones.

Os três dias de encontro serão compostos por palestras sobre os temas que envolvem todos os integrantes do segmento (indústria, academia, operadores e autoridades reguladoras), proporcionando o conhecimento das características deste sistema considerado pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), da qual o Brasil é signatário, como a nova era da aviação.

“Esse evento tem por objetivo dar continuidade ao trabalho que o DECEA desenvolve e dar foco ao aspecto principal nesse momento da nossa sociedade em relação ao tema das aeronaves não tripuladas, que é a educação. Esse é o fator mais importante, na nossa visão, para que consigamos atingir um nível excelente, em toda a sociedade, dos operadores e das pessoas envolvidas com o emprego das aeronaves remotamente pilotadas”, declara o Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Marcos Kentaro Adachi.

Segmento crescente

Em 2018, aproximadamente 60 mil drones foram cadastrados pelo Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT), gerenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esse número já é maior nos primeiros cinco meses de 2019, que gira em torno de 70 mil aeronaves remotamente pilotadas cadastradas pelo órgão.

As inscrições para o SiReSANT poderão ser realizadas diretamente no site, até o dia 9 de julho.

Mais informações poderão ser obtidas no site do evento ou por meio do canal “Fale com o organizador”.

Arte: Tenente Melissa Bueno / Soldado Dankan Raphael Oliveira Maceno