ESPORTE

Projeto João do Pulo da Comissão de Desportos da Aeronáutica recebe visita técnica

Projeto tem como objetivo promover práticas esportivas especializadas, multidisciplinares e continuadas, que possibilitam o ingresso em equipes competitivas de alto rendimento
Publicada em: 10/07/2019 12:00
Imprimir
Fonte: CDA, por Tenente Mateus Santos e Major Terzi
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Adauto Fraga - Revisão: Capitão Landenberger

Com o objetivo de conhecer o Projeto João do Pulo da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), uma comitiva de representantes do Ministério da Defesa, Ministério da Cidadania, Ministério da Educação, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial do Esporte realizou, em junho,  uma visita técnica às instalações do Projeto no Rio de Janeiro (RJ).

Nessa visita, os 35 representantes dos Ministérios tiveram a oportunidade de conhecer as atividades que são desenvolvidas e as instalações do projeto que objetiva desenvolver atividades esportivas pedagógicas que promovam a elevação do nível de desempenho humano de pessoas com deficiência.

“Essas visitas são primordiais para a divulgação da atividade paradesportiva e possibilitam, por meio de novas parcerias, a manutenção e ampliação do projeto visando aumentar o número de participantes e melhorar a assistência da pessoa com deficiência”, explicou a Coordenadora do Projeto, Tenente Kathiane Oliveira.

O projeto João do Pulo atende, atualmente, a 22 militares das três Forças Armadas e da Polícia Militar do RJ.  São oferecidas práticas esportivas especializadas, multidisciplinares e continuadas, que possibilitam o ingresso em equipes competitivas de alto rendimento.

Centro Olímpico de Treinamento da Aeronáutica

O Secretário Especial de Esportes do Rio de Janeiro, General Décio  dos Santos Brasil, também visitou a Comissão de Desportos da Aeronáutica em junho, com a finalidade de conhecer o Centro Olímpico de Treinamento da Aeronáutica (COTA) e se familiarizar com as peculiaridades das instalações do patrimônio olímpico. São elas: uma piscina olímpica, uma pista de atletismo - homologadas pelas respectivas federações internacionais, um ginásio poliesportivo e o Instituto de Ciências da Atividade Física (ICAF).

O Secretário foi recepcionado pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto; pelo Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente  José Jorge de Medeiros Garcia; e pelo Chefe do Escritório de Projetos Olímpicos, Brigadeiro Irnoi Pimentel Ramos; e demais autoridades.

Fotos:  Suboficial Ricardo e Sargento Xavier / CDA