WORKSHOP

DECEA promove workshop sobre gerenciamento de tráfego aéreo

Evento teve como objetivo a interoperabilidade global de dados e informações relacionadas ao gerenciamento do tráfego aéreo (ATM)
Publicada em: 04/07/2019 17:47
Imprimir
Fonte: DECEA, por Denise Fontes
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Adauto Fraga - Revisão: Capitão Monteiro

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, em maio, a 3ª edição do Workshop CYBER e SWIM (do inglês, System Wide Information Management), que visa à interoperabilidade global de dados e informações relacionadas ao gerenciamento do tráfego aéreo (ATM).

O evento, que ocorreu no auditório do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), no Rio de Janeiro (RJ), reuniu diversos segmentos da comunidade aeronáutica, como autoridades reguladoras, instituições acadêmico-científicas, usuários do espaço aéreo, indústrias de apoio ao ATM, provedores dos serviços de navegação aérea e órgãos governamentais.

Na abertura, o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, destacou a importância do evento. “O DECEA é um grande prestador de informações e trabalhamos para atender aos usuários da comunidade aeronáutica. O SWIM será fundamental para que tenhamos uma base de dados compartilhada para benefício de todos”, enfatizou.

Ao longo da programação, empresas especializadas em soluções de tecnologia da informação para a indústria aérea apresentaram seus projetos alinhados ao conceito SWIM

O Professor da Universidade de Brasília (UnB) e Pós-Doutor pela University of Calgary (Canadá), Li Weigang, apresentou alguns projetos relacionados ao controle de tráfego aéreo. “O SWIM Registry é a fonte de referência para outras informações relacionadas à interoperabilidade entre serviços, modelos de intercâmbio de informações, infraestrutura e políticas. A iniciativa almeja melhorar a visibilidade e acessibilidade das informações relacionadas ao ATM disponíveis no SWIM”, destacou.

Além das palestras, os integrantes do workshop participaram de uma visita guiada ao ICA, unidade responsável por planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades relativas à Cartografia e às Informações Aeronáuticas. Eles conheceram as diversas seções da unidade, onde obtiveram informações sobre a dinâmica dos serviços e do processo de desenvolvimento com o uso de novas ferramentas.

No encerramento, o diretor do ICA, Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda,  enalteceu a oportunidade de também fazer parte desse fórum de discussão de questões de interesse comum, além de compartilhar e disseminar o conhecimento sobre o SWIM. “Fazemos parte desse processo. A Gestão de Informação Aeronáutica - AIM (Aeronautical Information Management) - é uma célula dessa grande construção e estamos dando os primeiros passos com assertividade. O AIM proporcionará produtos e serviços, da melhor forma possível, para atender a demanda da comunidade aeronáutica”, afirmou o Coronel.

Fotos: Fábio Maciel / DECEA