EVACUAÇÃO AEROMÉDICA

FAB realiza Evacuação Aeromédica de militar do contingente de Missão de Paz

Militar foi transportado para o Rio de Janeiro (RJ), onde receberá tratamento especializado
Publicada em: 23/06/2019 21:44
Imprimir
Fonte: GTE
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, neste fim de semana, a Evacuação Aeromédica de um Capitão do Exército Brasileiro que estava hospitalizado na cidade de Kampala, em Uganda.  O enfermo é militar do contigente brasileiro da UNMISS (do inglês, United Nations Mission in South Sudan), Missão de Paz da ONU no Sudão do Sul.

Uma aeronave VC-99, do Grupo de Transporte Especial (GTE), com cinco tripulantes e três profissionais do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), decolou, nessa sexta-feira (21/06), de Brasília (DF), às 12h30, e pousou no dia 22/06, em Uganda, às 14h. O retorno para o Brasil ocorreu neste domingo (23/06), pousando na Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ), às 19h45. Em seguida, o paciente foi levado para um hospital especializado.

A missão ocorreu com sucesso. "Como médica e militar, eu me sinto lisonjeada de participar de uma missão como essa, trazendo o paciente com toda segurança e aporte médico necessários", declarou a Tenente Médica Marielhe Maciel Lopes.

O Brasil, representado pelos militares das Forças Armadas, tem participação constante nas Missões de Paz da ONU. Esses contingentes têm como principais atribuições prevenir a escalada de novos conflitos e promover a assistência humanitária e o respeito aos direitos humanos.