INGRESSO

Saiba mais sobre o Curso de Formação de Soldados na FAB

Em Barbacena (MG), 40 jovens foram preparados para o cumprimento do Serviço Militar Inicial
Publicado: 03/07/2019 17:35
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Adauto Fraga - Revisão: Capitão Monteiro

Ingressar na carreira militar é um dos sonhos de milhares de jovens em todo país. O Serviço Militar Inicial é uma das modalidades de ingresso nas Forças Armadas. Todos os brasileiros do sexo masculino são obrigados a fazer o alistamento militar no ano em que completam 18 anos. Segundo o Ministério da Defesa, anualmente, cerca de 1,8 milhão de cidadãos se apresentam e 100 mil são incorporados às Forças Armadas. A Força Aérea Brasileira cumpre um de seus deveres legais, que é a garantia da participação dos jovens na defesa nacional. Conheça um pouco mais sobre a rotina do Curso de Formação de Soldados (CFSD):

Em Barbacena (MG), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) é a unidade militar responsável pelo CFSD para jovens que prestam o serviço militar inicial. Esta é mais uma das formas de ingresso nas Forças Armadas.

Quarenta jovens concluíram, no mês de junho, o curso na EPCAR, vivendo uma rotina intensa de instruções diárias. Em fevereiro, nas semanas iniciais, os recrutas foram submetidos a um período de adaptação à conduta militar e ao ambiente da caserna. Na segunda fase ocorreu a especialização, que foi um período destinado à formação básica, constituída de instruções cívicas, bélicas e de infantaria.

Para o jovem Iago Henrique dos Santos, este período de recrutamento foi de crescimento e amadurecimento. “Eu ingressei não tendo conhecimento do que efetivamente ocorria num quartel. Hoje, percebo que é totalmente diferente da vida civil e que os valores que nos são transmitidos faz com que transformemos as coisas cotidianas em ações importantes. Este recrutamento tem contribuído para uma mudança de vida. Todas as pessoas deveriam viver esta experiência para seu crescimento pessoal”, afirmou.

Durante o mês de maio, os integrantes da turma Kairós – nome escolhido pelos integrantes – participaram de duas atividades operacionais essenciais na formação e na capacitação do futuro combatente militar. Eles realizaram uma marcha de aproximadamente 30 km, entre as cidades de Barbacena e Santos Dumont (MG), encerrando o percurso no Parque Museu Casa Natal de Santos-Dumont, fazenda onde nasceu o Pai da Aviação.

Já no final do mês, durante uma semana, os novos soldados participaram do Exercício de Campanha (EXEC), momento em que são desenvolvidas várias atividades e instruções operacionais. O EXEC encerrou com mais uma marcha, desta vez, de 11 km, entre as cidades de São João Del-Rei (MG) e Tiradentes (MG), passando pela Serra de São José. Nestes dois momentos, todos os recrutas foram submetidos a treinamentos com o objetivo de prover aos militares os conhecimentos dos procedimentos, técnicas e táticas básicas de uso do equipamento individual, marchas, estacionamento, deslocamentos terrestres, exercícios de maneabilidade e exercícios práticos.

“As atividades propostas são fundamentais para que os recrutas possam ter uma formação de qualidade. Eles superaram limites anteriormente desconhecidos, sejam eles físicos ou psicológicos. Eles estarão preparados para enfrentar situações adversas”, destacou o Comandante da Companhia de Infantaria do Esquadrão de Segurança e Defesa de Barbacena (ESD-BQ),  Tenente José Eduardo Ferreira Torres.

Com 19 anos, João Pedro Alexandrino Fernandes acredita que os exercícios foram importantes para reconhecer os seus próprios limites. “A incorporação na FAB mudou completamente a minha vida. Vejo que nunca tinha experimentado adversidades, como frio e extremo cansaço físico e hoje tenho a percepção sobre o que é uma verdadeira dificuldade”, declarou.

O Serviço

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica - e compreende, na mobilização, todos os encargos relacionados com a defesa nacional e será prestado por brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, no ano em que completam 19 anos de idade.

Atualmente, o alistamento é realizado pela internet e gerenciado pelo Exército Brasileiro, que posteriormente repassa as informações às unidades militares que conduzirão o recrutamento e a formação dos conscritos, após a incorporação.

Conheça outras formas de ingresso na Força Aérea Brasileira

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR