ESPORTE

Militares da FAB participam de competições esportivas no Brasil e no exterior

Atletas conquistaram medalhas em diversas modalidades
Publicada em: 13/06/2019 17:50
Imprimir
Fonte: CDA, CINDACTA III, BASV
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane - Revisão: Capitão Landenberger

Sargentos Cristian Egídio, Rafael Andriato e Lucas Motta no pódioO mês de junho está repleto de vitórias para os atletas da Força Aérea Brasileira (FAB), que conquistaram medalhas em diversas modalidades desportivas disputadas no Brasil e no exterior. Os militares atletas irão representar o Brasil na 7a edição Jogos Mundiais Militares (JMM), que ocorrerão na China, em outubro deste ano.

No ciclismo, o destaque foi para os Sargentos Cristian Egídio, Rafael Andriato e Lucas Motta, que conquistaram diversas medalhas na 16a Volta Ciclística de Goiás, competição disputada em Caldas Novas (GO), entre os dias 5 e 9 de junho. Foram sete etapas e mais de 500 km percorridos. Agora, o próximo desafio será o Campeonato Brasileiro de Estrada e Contrarrelógio em Paulínia (SP), no próximo dia 30/06.

No basquete, os Sargentos Derik Evandro Ramos e Davi Rossetto ajudaram o time do Clube de Regatas Flamengo a conquistar o hexacampeonato do Novo Basquete Brasil (NBB), em Franca (SP), no dia 08 de junho. Os dois militares são atletas da Seleção Brasileira de Basquete Masculino Militar e iniciarão em julho o treinamento para os JMM.

Na ginástica artística, os Sargentos Lucas Bitencourt, Luis Porto, Arthur Zanetti e Arthur Nory conquistaram, nos dias 5 a 9 de  junho, 12 medalhas no Campeonato Brasileiro CAIXA de Ginástica Artística de Especialistas - 1a Etapa, realizado no Parque Olímpico da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Já o Sargento Lucas Bitencourt foi o campeão geral na competição masculina, e 20 lugar nas Argolas, Salto e Barra Fixa. “Consegui fazer uma boa competição e alcançar bons resultados. Estou muito feliz de estar representando a Força Aérea e mais feliz de poder trazer resultados”, disse. Os demais militares conquistaram as seguintes medalhas: Sargento Zanetti, ouro no Cavalo com Alça, Salto e Paralelas; os Sargentos Barreto Júnior e Nory conquistaram o ouro nas Argolas e Barra Fixa, respectivamente. Já o Sargento Porto levou a prata nas Paralelas e o bronze no Solo e na Barra Fixa.

Sargento Vittória Lopes na prova de corrida do Campeonato Mundial de TriathlonNo atletismo, o Sargento Caio Bonfim conseguiu quebrar o recorde brasileiro de marcha atlética dos 20 km, após disputar o 33º GP Cantones de La Coruña, na Espanha, no dia 8 de junho. “Foi uma prova muito dura com os melhores do mundo e estou feliz por representar o país, nossa bandeira, e ter confiança para ter excelentes resultados este ano”, declarou o Sargento Caio.

Na natação, a Sargento Jhennifer da Conceição quebrou o recorde sul-americano dos 50 metros nado peito, com a marca de 30.42 segundos obtida no dia 9 de junho, durante a competição Mare Nostrum, prova disputada em Mônaco. Em agosto, ela comporá a equipe que disputará os Jogos Pan-americanos de Lima 2019.

No triathlon, a Sargento Vittória Lopes obteve a 8º colocação na Etapa do Campeonato Mundial de Triathlon, na categoria distância olímpica, disputada no dia 9 de junho, na Inglaterra.

PROFESP

Bruno Furtuoso é promessa na Corrida de OrientaçãoO aluno Bruno Furtuoso dos Santos, de 16 anos, integrante do Programa Forças no Esporte (PROFESP), na Base Aérea de Salvador (BASV), classificou-se em primeiro lugar no Campeonato Baiano Sub-16 de Atletismo, realizado no dia 2 de junho, em Camaçari (BA).

Bruno praticava corrida de orientação nas atividades diárias do PROFESP, mas não possuía habilidade no manuseio da bússola, um dos principais elementos deste esporte. O professor de Educação Física do Projeto, Davi Oliveira de Souza, que foi Cabo da BASV, direcionou o estudante para uma nova modalidade de esporte, o atletismo. De acordo com o treinador, o destaque em velocidade é um aspecto vocacional do jovem e com os treinos ele vai desenvolver uma boa técnica.

O estudante ainda aguarda os tramites para o cadastro na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Enquanto isso, não pode ser rankeado nas competições em que participa. O novo talento do PROFESP está confiante e pretende ser atleta olímpico. “A minha família ficou muito emocionada com este novo projeto na minha vida” disse ele.

INTEGRAÇÃO

Equipe da FAB venceu a disputa de vôlei A FAB organizará, em setembro, a terceira fase dos Torneios Regionais propostos pelo Ministério da Defesa, que conta com a participação de oficiais, graduados e soldados das três forças. A proposta é estimular a prática de atividade esportiva conjunta nas Guarnições das Forças Armadas com maior integração militar a partir do esporte, desenvolvendo o espírito de corpo e a camaradagem entre os participantes.

No final de maio, o Exército Brasileiro organizou o 10 Torneio de Vôlei e de Corrida de Revezamento Regional. A Guarnição de Aeronáutica de Recife ganhou a disputa de vôlei da Marinha, por dois sets a zero, e do Exército, por dois sets a um. Ainda em junho ocorrerão as competições de natação e futebol, sob organização da Marinha do Brasil.

Fotos: Tenente Nejaim, Soldado Melo Filho, Cabo Alexandrino, Divulgação Volta Ciclística de Goiás