ENSINO

Comandante da Aeronáutica profere palestra para alunos da EEAR

Apresentação a futuros graduados tratou das características da carreira militar
Publicada em: 12/06/2019 21:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou palestra nesta quarta-feira (12/06) na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). O oficial-general falou sobre a Instituição e as especificidades da vida militar aos 1156 alunos da Escola.

“Como Comandante da Aeronáutica, é uma satisfação muito grande estar em Guaratinguetá, o Berço dos Especialistas. Na semana que vem, teremos mais uma turma de formandos, que estarão prontos para servirem como especialistas na Força Aérea”, disse o Comandante da Aeronáutica.

A apresentação ainda contou com vídeos institucionais e motivacionais, além de informações sobre as atribuições e deveres dos graduados. Durante sua fala, o Tenente-Brigadeiro Bermudez comentou sobre as características inerentes aos líderes bem-sucedidos e às particularidades do perfil dos especialistas da FAB. Dentre os requisitos para o exercício da liderança, ele citou a inteligência, a coragem, o preparo contínuo e a disciplina.

Estavam presentes o Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, e o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, que destacou a importância da visita do Tenente-Brigadeiro Bermudez. “A presença do nosso Comandante valoriza o trabalho feito aqui nessa Escola e consolida a missão de formar e aperfeiçoar os graduados da Força Aérea Brasileira”, afirmou o Brigadeiro Codinhoto.

O Aluno Gabriel de Oliveira Rodrigues, da quarta série do curso Básico de Controle de Tráfego Aéreo, falou sobre a visita do Comandante. “É muito gratificante receber o Comandante da Aeronáutica na EEAR para conversar conosco. Tão perto da nossa formatura, ter a oportunidade de receber os conhecimentos passados hoje pelo Comandante é a melhor forma de iniciar a carreira”, disse. 

Formação
A palestra do Tenente-Brigadeiro Bermudez acontece uma semana antes da conclusão de curso pela turma que iniciou as atividades na Escola em agosto de 2017. Durante os dois anos, os alunos recebem formação técnica e instruções sobre a vida militar, legislação, rotinas administrativas, exercício de campanha com lições de sobrevivência na selva, dentre outras.

A EEAR, localizada no Vale do Paraíba, em Guaratinguetá, a 176 km da cidade de São Paulo, oferta todos os anos cerca de 750 vagas para jovens que possuem diploma de nível técnico ou que desejam cursar uma das 27 diferentes áreas profissionais. Há 78 anos o Berço dos Especialistas prepara militares para as mais diversas funções. Atualmente, o complexo de ensino técnico-militar ocupa uma área total de 10 milhões de metros quadrados e possui um corpo docente formado por 180 professores, entre civis e militares. Além disso, no Corpo de Alunos, como é chamada a unidade que abriga os estudantes, uma equipe de professores e militares auxilia os jovens na preparação física e nas instruções específicas.

Fotos: Cabo André Feitosa/CECOMSAER

Vídeo: Sargento Marcos Poleto/CECOMSAER

Confira a matéria em vídeo sobre o evento.