ANIVERSÁRIO

Grupo de Transporte Especial celebra seu 78º aniversário

Cerimônia foi realizada na Ala 1, em Brasília (DF), com a presença do Comandante da Aeronáutica
Publicada em: 04/06/2019 18:48
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Monteiro

O Grupo de Transporte Especial (GTE) realizou, nesta terça-feira (04/06), a cerimônia alusiva ao seu 78º aniversário. No hangar da unidade aérea, localizado na Ala 1, em Brasília (DF), o evento contou com entrega de homenagens, medalhas militares e desfile militar. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

“Meus cumprimentos a esta unidade da FAB que hoje completa 78 anos conduzindo os que conduzem o Brasil desde 1941, à época da criação do Ministério da Aeronáutica, com elevados índices de segurança e destacado trabalho. Aqui estão representados todos aqueles oficiais e graduados que, em determinado momento, foram trazidos para contribuir com a sua experiência nessa importante missão do Comando da Aeronáutica”, destacou.

Ex-integrantes do GTE participaram do desfile militar.O GTE surgiu como Seção de Aviões de Comando, em 4 de junho de 1941, no Rio de Janeiro (RJ), então Capital Federal. Em março de 1954, a Unidade passou à subordinação do Gabinete do Ministro da Aeronáutica, sendo então renomeada como Esquadrão de Transporte Especial. A denominação atual data de 1957 e a transferência do Rio de Janeiro para Brasília ocorreu em 1960, quando a cidade foi fundada.

De acordo com o Comandante do GTE, Tenente-Coronel Aviador Allan Domingues de Mendonça, o Grupo realiza outras missões além de assegurar o transporte aéreo do Presidente e do Vice-Presidente da República, dos Ministros de Estado e de altas autoridades nacionais e estrangeiras.

“Realizamos também o transporte de órgãos para transplantes, estando sempre prontos para cumprir a missão da melhor forma possível”, finaliza o Comandante do GTE.

Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER

Assista à matéria em vídeo do evento.

imagens/original/38646/190604BIA1190_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/38646/190604BIA1247_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/38646/190604BIA1477_Bianca_Viol.jpg