FORÇAS NO ESPORTE

Autoridades conheceram atividades do PROFESP da Ala 1

Comitiva foi formada por integrantes dos Ministérios da Defesa, da Cidadania e da Economia, além de parlamentares
Publicada em: 28/05/2019 18:59
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

As crianças atendidas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Ala 1, em Brasília (DF), tiveram uma visita especial nesta terça-feira (28). Uma comitiva formada por integrantes dos Ministérios da Defesa, da Cidadania e da Economia, além de parlamentares, conheceu as atividades oferecidas às 181 crianças, de 7 a 12 anos. Eles assistiram à interação dos alunos com a banda de música da Ala 1 e acompanharam algumas das atividades esportivas.

A iniciativa do Ministério da Defesa teve o objetivo de divulgar a importância do Programa. “Na medida em que estamos fortalecendo a cidadania e a educação, por meio do PROFESP, estamos fortalecendo também a soberania nacional”, defendeu o Diretor do Departamento do Desporto Militar do Ministério da Defesa, General de Divisão Jorge Antonio Smicelato. O oficial-general apresentou alguns dados do Programa, ressaltando que, em 2019, 28.400 crianças e adolescentes estão sendo beneficiados em 117 cidades de todas as regiões do país.

Na Ala 1, o PROFESP teve início em 2012 e, desde então, beneficiou mais de mil crianças. Atualmente, são atendidos alunos do ensino fundamental da Escola Classe Ipê, do Núcleo Bandeirante. Como rotina, as crianças iniciam suas atividades com o almoço no refeitório da Ala e, depois, seguem para  a Praça de Esportes dos Oficiais da Ala 1, onde realizam higiene bucal e participam das oficinas programadas. As turmas praticam atividades esportivas orientadas, musicais e recreativas, além do reforço escolar.

“O Programa, de maneira geral, iniciou apenas com a vertente esportiva. Depois, os próprios coordenadores perceberam a necessidade de oferecer também atividades culturais, de cidadania e reforço escolar. Hoje, cada comandante de unidade tem flexibilidade para realizar atividades diferenciadas, dependendo das peculiaridades regionais”, contou o General Smicelato.

O Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, General de Exército R1 Paulo Humberto Cesar de Oliveira, explicou que o objetivo do evento foi dar visibilidade ao Programa. “O propósito da nossa visita hoje foi apresentar uma amostra do PROFESP para que cada um possa observar o trabalho que é feito e vislumbrar como pode contribuir. É um Programa que tem um ótimo alcance e que pode progredir ainda mais”, disse.

Para a Professora Renata Dayana de Oliveira, da Escola Classe Ipê, a participação no PROFESP é fundamental para as crianças. “Aqui é trabalhada a integralidade da educação dos alunos. A escola pública precisa dessa parceria, pois é a oportunidade das crianças terem acesso a uma ótima estrutura e é uma atividade que eles vêm com muita alegria”, ressaltou.

O Chefe do Estado-Maior da Ala 1, Coronel Aviador Leonardo Chaves Rodrigues, foi o responsável por apresentar as atividades aos visitantes e resumiu o sentimento de realização de todos os envolvidos no Programa. “Ficamos muito felizes em ver o resultado do nosso trabalho”, destacou o Coronel.

PROFESP

O Programa Forças no Esporte é uma atividade social desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O programa tem como objetivo contribuir para a inclusão social de crianças e adolescentes residentes em áreas de vulnerabilidade social, por meio da prática esportiva orientada e de atividades complementares, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos participantes.

Fotos: Soldado Wilhan Campos/CECOMSAER e Soldado Martins/Ala 1