ANIVERSÁRIO

Esquadrão Pioneiro comemora 50 anos

Solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 11, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga
Publicada em: 24/05/2019 19:30
Imprimir
Fonte: Ala 12, por Sargento Gaudêncio
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Adauto Fraga - Revisão: Ten Cel Santana

O Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), Esquadrão Pioneiro, celebrou, nessa quinta-feira (23), 50 anos de criação, com uma cerimônia militar realizada na Ala 12, no Rio de Janeiro (RJ). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 11, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, acompanhado do Comandante da Ala 12, Coronel Alessandro Cramer, e contou com a presença de oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), autoridades militares e civis e ex-integrantes do Esquadrão.

O 3º ETA foi ativado em 1969 na antiga Base Aérea do Galeão (RJ), atualmente Ala 11, e operou as aeronaves C-47, C-95 Bandeirante e C-97 Brasília. Atualmente, opera com o C-95M, o Bandeirante modernizado, na realização de missões de transporte de tropa e de carga, além de prestar apoio em transportes de órgãos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil desde o ano de 2016.

O Esquadrão opera na Ala 12 integrando um seleto Grupo de Aviação, cuja diversidade operacional faz da Organização Militar um dos maiores complexos aerotático da América Latina.

Nesse sentido, o Esquadrão Pioneiro tem sua importância reconhecida na sociedade civil principalmente pelas missões humanitárias que realiza. São mais de 3000 horas de transporte aéreo logístico; missões de apoio à Garantia da Lei e da Ordem (GLO); e transporte de mais de 40 órgãos vitais.

"Representamos um conjunto eficaz de oficiais, graduados e praças. Somos uma engrenagem silenciosa de homens e mulheres anônimos em nossas ações, mas que realiza um trabalho de excelência. Que o destino nos reserve a plenitude operacional advinda da operação com todas as aviações. Que o futuro nos envie os trabalhos mais árduos e intensos, mas que nos reserve a perspectiva de múltiplas conquistas, individuais e coletivas, sempre objetivando cumprir a missão da Força Aérea Brasileira”, finaliza o Comandante do Esquadrão Pioneiro, Tenente-Coronel Aviador Fábio Silva.

Fotos: Sargento Neubar / Ala 12