ANIVERSÁRIO

Cinquentenário do Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo é celebrado em Belém (PA)

Solenidade foi marcada por homenagens a ex-comandantes e pela premiação do Destaque Segurança de Voo 2019
Publicada em: 25/05/2019 18:40
Imprimir
Fonte: Ala 9, por Capitão Verderosa
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Adauto Fraga - Revisão: Tenente Coronel Santana

O Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1°ETA - Esquadrão Tracajá) realizou, nessa quinta-feira (23), a cerimônia militar alusiva ao seu aniversário de 50 anos. A solenidade ocorreu na Ala 9, em Belém (PA), e foi presidida pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral. Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica também prestigiaram a comemoração.

O Comandante do 1º ETA, Tenente Coronel Lázaro de Andrade Stallone, ressaltou a importância da Reestruturação da Força Aérea Brasileira (FAB) nas atividades do Esquadrão. "Nos últimos anos, ressaltamos o arrojado processo de Reestruturação pelo qual a FAB está passando, com mudanças significativas em toda a cadeia de comando do 1° ETA. Uma estrutura totalmente nova, onde passamos a dar maior ênfase à nossa atividade fim, que é o cumprimento das missões operacionais que nos são atribuídas", disse.

O Comandante da Ala 9, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, destacou os avanços pelos quais o Esquadrão passou. "Hoje, o 1º ETA desfruta de melhor infraestrutura, maior tecnologia e conhecimento e melhores condições sociais para o cumprimento de sua missão. No entanto, algo que nunca mudará, construído por tradições indeléveis, é uma cultura organizacional onde a ajuda humanitária e o comprometimento com o cumprimento da missão sempre estarão em primeiro lugar. Como comandante operacional me sinto orgulhoso e honrado de participar da história do Esquadrão Tracajá, que mantém suas maiores tradições e que possui um destaque fundamental no conceito da integração de nosso país", destacou.

Durante a solenidade, foram feitas homenagens aos ex-comandantes e a entrega da premiação do Destaque Segurança de Voo 2019. "É uma grande felicidade receber esse reconhecimento do Esquadrão Tracajá, principalmente em um momento tão importante para a organização, como o seu 50º aniversário", comentou o Tenente Aviador Thales Fantinato Trindade.

A festividade também contou com a imposição de Medalha Militar. Com 30 anos de serviço na Força Aérea, o Tenente Especialista em Serviços Administrativos Renato da Silva Batista destaca a feliz coincidência. "É, de fato, uma grande satisfação poder comemorar 30 anos da minha vida dedicados à Força Aérea Brasileira. Mais especial é que essa passagem ocorreu em um momento tão especial como este. Me sinto muito honrado", afirmou.

Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo

O Esquadrão foi criado em 12 de maio de 1969, com o objetivo de descentralizar as operações do então Comando de Transporte Aéreo (COMTA), e realizar missões de transporte aéreo, logístico, lançamentos de cargas, evacuações aeromédicas, ajuda humanitária e de socorro à vítimas de desastres naturais, atuando diretamente subordinado ao Primeiro Comando Aéreo Regional (COMAR I)

Os Comandos Aéreos Regionais foram desativados em 2016 durante o processo de Reestruturação da FAB. Foram ativadas as Alas, que têm em sua subordinação os Esquadrões Aéreos, e são, por sua vez, subordinadas ao recém-criado Comando de Preparo (COMPREP). O Esquadrão Tracajá passou a ser subordinado à Ala 9.

Fotos: Soldados Karlos e S. Ferreira / ALA 9