ANIVERSÁRIO

Cinquentenário do Comando-Geral do Pessoal é celebrado em Brasília (DF)

Solenidade na Ala 1 lembrou ainda os 35 anos de criação da Diretoria de Ensino da Aeronáutica
Publicada em: 16/05/2019 20:10
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Monteiro

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta quinta-feira (16), na Ala 1, em Brasília (DF), a solenidade comemorativa ao 50º aniversário de criação do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) e aos 35 anos da Diretoria de Ensino (DIRENS). A cerimônia, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, foi marcada por homenagens aos ex-comandantes e diretores das organizações e pela imposição da Medalha Militar a integrantes da FAB.

O Comandante da Aeronáutica destacou as particularidades da atuação do COMGEP, que passa por áreas como o ingresso de militares, a formação e pós-formação, o atendimento à saúde e a preparação do condicionamento físico. “Nos congratulamos pela expressiva marca de cinco décadas atuando em prol dos recursos humanos, na busca para melhor atender o nosso tesouro mais precioso, que são os homens e as mulheres da Força Aérea”, comentou.

Durante a cerimônia foi feita a leitura da Ordem do Dia assinada pelo Comandante-geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço. As palavras do oficial-general destacam os avanços no Sistema de Saúde da Aeronáutica.

“Destaco o fortalecimento dos hospitais de alta complexidade, que, atrelados a proposta do PASIN [Programa de Assistência Integral], proporcionarão ao Sistema de Saúde da Aeronáutica agilizar e distribuir racionalmente os fluxos de atendimento médico em todo o território nacional. Nosso desafio hoje passa por informar e capacitar nossos elos em todas as nossas unidades de saúde para que essa reestruturação seja uma realidade a curtíssimo prazo”, diz a Ordem.

Entre os ex-comandantes do COMGEP homenageados, está o Tenente-Brigadeiro José Elislande Bayo de Barros, que esteve à frente da organização entre os anos de 1995 e 1997. Para ele, o COMGEP é uma baliza de trabalho e de esforço para a constituição de uma Força Aérea capaz. “Os recursos humanos são o principal fator de trabalho e abnegação da FAB”, completou o oficial-general.

Qualidade no ensino

O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, destacou que a missão da DIRENS de planejar, gerenciar e controlar as atividades de ensino relativas à formação e à pós-formação do pessoal vive em constante evolução. “Atuamos hoje para continuar o trabalho dos nossos antecessores e implantar inovações no aspectos pedagógicos, de gestão de ensino e de infraestrutura. Olhamos para trás e vimos que avançamos muito na condução do ensino militar”, disse.

A cerimônia em Brasília foi encerrada com a imposição da Medalha Militar a 28 integrantes da FAB.  A honraria tem como objetivo recompensar os bons serviços prestados em serviço ativo. A distinção pode ser de platina, ouro (com passador de platina ou de ouro), prata ou bronze, conforme os militares agraciados tenham completado 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços.

História

Ativado em substituição ao Núcleo do Comando-Geral do Pessoal na Aeronáutica, em 1969, o COMGEP, sediado na capital federal, é responsável pelo recrutamento, seleção, instrução, formação, especialização e aperfeiçoamento de militares da ativa e da reserva. Cabe ainda à organização a administração dos servidores civis, além da orientação, coordenação, supervisão e controle dos serviços de saúde e de assistência social.

Nos últimos anos, aprimoramentos foram incorporados na área de gestão dos recursos humanos, especialmente nas escolas de formação militar e na capacitação, por meio de cursos específicos ao longo da carreira. As mudanças provocaram resultados visíveis para a administração e para os usuários dos diversos sistemas e serviços da FAB.

Assista à matéria em vídeo do evento.

Fotos: Bianca Viol / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Emerson Linares / CECOMSAER

imagens/original/38535/190516BIA0338_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/38535/190516BIA0738_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/38535/190516BIA0768_Bianca_Viol.jpg