OPERACIONAL

FAB intercepta aeronave com meia tonelada de pasta base de cocaína

Avião foi interceptado à noite, com utilização de tecnologias de visibilidade noturna
Publicada em: 16/05/2019 10:46
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Coronel Grandis

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na noite desta quarta-feira (15/05), um avião ingressando no Brasil com uma carga de meia tonelada de pasta base de cocaína. A aeronave de matrícula PT-JLE foi detectada por radares e acompanhada por uma aeronave E-99 e dois A-29 Super Tucano da FAB até o pouso no município de Rio Verde (GO).

O avião bimotor foi classificado como tráfego aéreo desconhecido por trafegar em baixa altitude e não ter apresentado um plano de voo. Após ser detectada pela cobertura de radares, a aeronave PT-JLE foi acompanhada pelo avião E-99 da FAB e, em seguida, por dois caças A-29 Super Tucano acionados pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

Após pousar na cidade de Quirinópolis (GO), o bimotor retomou voo, sendo novamente interceptado pela aeronave A-29. A partir deste momento, foi dada continuidade às medidas de policiamento do espaço aéreo. O avião interceptado foi acompanhado até o pouso no município de Rio Verde, distante cerca de 220 km da capital goiana.

Para realizar a interceptação, as aeronaves da FAB utilizaram tecnologias que permitem ampliar a visibilidade no ambiente noturno: o sistema eletro-óptico infravermelho FLIR (em inglês, Forward Looking Infra-Red); e os óculos de visão noturna NVG (sigla de Night Vision Goggles).

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e órgãos de segurança pública. Nesta quarta (15/05), a Polícia Federal e a Polícia Militar do Estado de Goiás participaram da operação.