PALESTRA

Comandante da Aeronáutica fala sobre Chefia e Liderança a estagiários do CIAAR

Apresentação a 132 futuros oficiais tratou das características inerentes aos líderes e particularidades do perfil dos militares da FAB
Publicada em: 14/05/2019 22:15
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Monteiro

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou palestra nesta terça-feira (14) aos estagiários do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG). O oficial-general falou sobre chefia e liderança a 132 futuros oficiais, que farão o compromisso à Bandeira Nacional na próxima sexta-feira (17).

“A Força Aérea Brasileira está muito feliz em acolhê-los como novos oficiais”, disse o Comandante da Aeronáutica, ao iniciar a exposição, que ainda contou com a presença do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, e do Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa.

Durante sua fala, o Tenente-Brigadeiro Bermudez tratou das características inerentes aos líderes bem-sucedidos e as particularidades do perfil dos oficiais da FAB. Dentre os requisitos para o exercício da liderança, ele citou a inteligência, a coragem, o preparo contínuo e a disciplina. “Pautem suas condutas em três pilares: ética, moral e competência profissional”, completou.

A apresentação ainda contou com vídeos institucionais e motivacionais, além de outras informações sobre as atribuições e deveres dos oficiais. “É muito importante olhar no rosto de cada um e poder dizer o que a FAB espera deles”, acrescentou o Comandante da Aeronáutica.

O Estagiário Médico Lucas Ito Suguikawa reconheceu na palestra a importância sobre como o oficial da FAB deve liderar pelo exemplo. “Sempre respeitando os valores do militar, como dignidade, hierarquia, disciplina e honra”, frisou.

A Estagiária Engenheira Camila Tavares Vitoriano disse que o conhecimento que adquiriu sobre os pilares da liderança foi reafirmado pela apresentação. “Absorvi também sobre como o líder deve respeitar os subordinados e tratar como iguais seus irmãos de armas”, avaliou.

Formação

A palestra do Tenente-Brigadeiro Bermudez acontece na semana de conclusão dos Cursos de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos; dos Estágios de Adaptação de Oficiais Engenheiros e de Apoio; e do Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica. A formação dos novos oficiais no CIAAR iniciou-se em janeiro deste ano. Durante os quatros meses, os alunos e estagiários receberam instruções sobre a vida militar, legislação, rotinas administrativas, exercício de campanha com lições de sobrevivência na selva, dentre outras.

A missão do CIAAR é capacitar pessoas para o desempenho da função como oficial na FAB. A visão da organização é ser reconhecida como uma escola de excelência na Aeronáutica. Seu lema: Ser, Saber, Agir e Liderar (atitudes imprescindíveis ao exercício do oficialato).

Confira o vídeo sobre a palestra do Comandante da Aeronáutica no CIAAR

Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER

Vídeo: Soldado Matheus Silva / CECOMSAER