SAÚDE

Jornada de Saúde em hospital da FAB reúne 500 pessoas e arrecada 2 toneladas de alimentos

Evento aconteceu no último sábado (4) em comemoração ao 16º aniversário do Hospital de Aeronáutica de Manaus
Publicada em: 07/05/2019 17:33
Imprimir
Fonte: HAMN, por Tenente Catherine
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli - Revisão: Capitão Monteiro

O Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN) realizou, no último sábado (4), a 15º edição de sua Jornada de Saúde - evento que promove palestras, cursos e mesas redondas nas áreas de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Bioquímica, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social, Fisioterapia e Saúde Mental. Neste ano, foram mais de 500 inscritos, número recorde em relação às edições anteriores. A Jornada de Saúde também arrecadou duas toneladas de alimentos, que foram doados a duas instituições de caridade da capital amazonense: a Fraternidade dos Amigos e Irmãos de Caridade e o Lar da Dona Wal. 

Segundo a Capitão Enfermeira Luciana Ellwanger, do Exército Brasileiro, que participou do evento como ouvinte, a jornada agregou valor à missão das Forças Armadas na região. “Além dos assuntos tratados serem relevantes e essenciais, o próprio evento mostra para a sociedade a realidade dos militares da saúde que atuam com muito profissionalismo e competência técnica na Amazônia, em um trabalho diário com atendimento a muitas missões e demandas e, assim, passando realmente à verdadeira ideia das Forças Armadas na Amazônia”, afirmou. 

Um dos palestrantes foi o Professor Alexandre Soledade, Farmacêutico Bioquímico, que falou para uma sala com lotação máxima de participantes. "Há uma carência desse tipo de eventos na Região Amazônica, com temas atuais e importantes para atuação profissional, por isso a adesão foi tão alta", avaliou. 

Na cerimônia de abertura estavam presentes o Comandante da Ala 8, Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio; o Subdiretor Técnico da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), Brigadeiro Médico Ricardo Gakiya Kanashiro; e a Diretora do HAMN, Tenente-Coronel Médica Maria Lúcia de Andrade Felix, além de autoridades militares da Marinha e do Exército.

O Brigadeiro Kanashiro registrou o esforço da Diretoria de Saúde em melhorar a gestão de saúde na região. "A Jornada de Saúde é mais uma das ações que contribuem na missão", disse. 

O evento aconteceu nas dependências da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e foi alusivo ao 16º aniversário do HAMN. 

Fotos: HAMN