ESPORTE

Atletas da FAB se destacam em competições de diversas modalidades

Sargento Fernanda Berti conquistou, no sábado (13), o título de campeã do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia
Publicada em: 16/04/2019 10:55
Imprimir
Fonte: CDA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Capitão Landenberger

Atletas da Força Aérea Brasileira (FAB) se destacaram, nos últimos dias, em competições de diversas modalidades esportivas. Confira como foram as provas e os resultados:

Vôlei de praia

A Sargento Fernanda Berti conquistou, na manhã de sábado (13), o título de campeã do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, temporada 2018/2019, fazendo dupla com Bárbara Seixas.

“Estou muito feliz mesmo. Foi um jogo dificílimo, mas a Fernanda está de parabéns, ela foi muito atenta durante a partida, jogou muito. Ela me ajudou como a grande jogadora que é. Acho que este ano de 2019 será muito especial para a gente, pois temos trabalhado muito duro e com certeza estamos semeando para colher bons frutos”, declarou a companheira de quadra Bárbara.

A Sargento Fernanda faz parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), uma parceria firmada, desde 2008, entre Ministério do Esporte e Ministério da Defesa.

Ciclismo

O Sargento Márcio Lopes Vicente, do efetivo da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), conquistou o primeiro lugar no Gran Cup Brasil de Ciclismo, realizado no domingo (14), na cidade de Ubatuba, litoral do Estado de São Paulo.

O Sargento Vicente completou a prova de 128 quilômetros com o tempo de 3 horas e 11 minutos. A disputa teve mais de 1.200 participantes.

"O apoio da EEAR e da CDA [Comissão de Desportos da Aeronáutica] tem sido fundamental para o meu desenvolvimento no ciclismo de alto rendimento. O sentimento que resume essa vitória é gratidão”, comentou o atleta.

Entre os dias 4 e 6 de abril de 2019, os sargentos Wellida Rodrigues, Daniela Lionço e Egidio da Rosa conquistaram o ouro nas provas do Campeonato Nacional de Ciclismo de Pista, disputado em Indaiatuba (SP).

Na prova Omnium, que define o atleta mais completo e resistente da pista após quatro séries, os resultados ficaram da seguinte forma: a Sargento Wellyda ganhou o primeiro lugar na categoria feminino, conquistando o seu tricampeonato, e a Sargento Lionço ficou com o segundo lugar; na categoria masculino, o Sargento Egidio ficou em primeiro lugar.

A prova Madison é uma modalidade de disputa de revezamento em duplas, com um total de 80 voltas e com sprints intermediários, onde vence a dupla que somar mais pontos durante todo o percurso. Nessa disputa, a equipe de Rio Claro, formada pelas sargentos Wellida e Lionço, garantiram o ouro, conquistando assim o bicampeonato da prova, que, este ano, estava em sua terceira edição no país. Na categoria masculino, os sargentos Rafael Andriato e Egidio da Rosa foram vice-campeões.

Natação

Também no domingo (14), os Sargentos Viviane Jungblut e Fernando Ponte, militares do Programa de Atletas do Alto Rendimento, conquistaram a medalha de prata nas provas feminina e masculina do Troféu Brasil Maria Lenk – Maratonas Aquáticas, disputado na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro (RJ).

Com os tempos de 58 minutos e 78 segundos e 1 hora e 30 segundos, obtidos, respectivamente, pelos Sargentos Fernando e Viviane, ficaram garantidas as suas vagas para o Mundial de Esportes Aquáticos na prova de 5 quilômetros em julho, na Coréia.

“Foi uma prova com um ritmo forte. No final, consegui me manter na frente e garantir a classificação. A expectativa é alta, pois, desta vez, vou nadar os dez quilômetros, que é seletiva olímpica, e os cinco quilômetros. Podemos dizer que estou evoluindo e fico feliz com isso”, falou a Sargento Viviane.

Tiro com arco

No período de 31 de março a 7 de abril de 2019, foi realizado em Santiago, no Chile, o Evento de Ranking Mundial e Classificatório para os Jogos Pan-americanos de Lima 2019 da modalidade Tiro com Arco. A Seleção Brasileira de Arco Recurvo masculino foi composta por Sargentos da Aeronáutica que fazem parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento, que conquistaram o primeiro lugar no evento, garantindo a vaga por equipes para o Brasil.

O Brasil ganhou as partidas contra a Bolívia (6x0), a Argentina (6x2) e, na final, obteve o êxito contra o Canadá (5x3). Os atletas ainda conseguiram bater o recorde brasileiro da modalidade no somatório dos três atletas, com a pontuação de 1.985 pontos.

Após a competição classificatória, houve o evento de ranqueamento mundial, no qual os atletas da FAB conseguiram a medalha de prata para o país, obtendo êxito sobre o Peru (6x0), a Colômbia (6x0) e perdendo somente na final contra o Canadá (2x6). A equipe brasileira foi representada pelos sargentos Daniel Xavier, Edson Kim e Marcus D’Almeida, que estão, ainda, em preparação para compor a equipe de Tiro com Arco nos 7º Jogos Mundiais Militares (7ºJMM), que serão realizados no mês de outubro em Wuhan-China.

Já no individual, o Sargento Marcus D´Almeida conquistou o ouro, depois de obter uma pontuação de 679, ficando próximo do recorde brasileiro, que é dele mesmo, com 682.

Fotos: Tenente Raquel Magalhães / CDA; Wander Roberto / Inovafoto; Luís Cláudio Antunes / Bike 76; e Marcelo Costa