OPERACIONAL

Ala 3 sedia treinamento de combate além do alcance visual

Exercício BVR (Beyond Visual Range) acontece até o próximo dia 16 em Canoas (RS)
Publicada em: 03/04/2019 17:39
Imprimir
Fonte: Ala 3, por Tenente Fabiana Cintra
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli - Revisão: Capitão Monteiro

Exercício ocorre em Canoas (RS)A Ala 3, em Canoas (RS), sedia mais uma edição do exercício de combate aéreo BVR - do inglês, Beyond Visual Range, ou seja, além do alcance visual. O treinamento, que começou nessa segunda-feira (01/04) e segue até o dia 16, objetiva adestrar pilotos, controladores e equipes de solo para executarem missões de combate, avaliando performance e reação à ameaça com o emprego de mísseis BVR. Essa tecnologia proporciona aumento do elemento surpresa e maior segurança ao piloto, que consegue operar de uma distância maior, o que dificulta o contra-ataque.

Aeronaves A-1M participam do treinamentoDentre as aeronaves participantes estão os caças F-5M e A-1M, a aeronave-radar E-99, a aeronave de reconhecimento R-35; o avião KC-130, que realiza reabastecimento em voo para outras aeronaves, e o helicóptero H-36 Caracal para missões de busca e salvamento (SAR – Search and Rescue).  

A operação é considerada de nível nacional, pois participam esquadrões de voo de Manaus (AM), Anápolis (GO), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ) e Santa Maria (RS), demandando um grande esforço logístico.  

Aeronaves radar E-99 fazem parte do exercício"Exercícios como esse são indispensáveis para a Força Aérea Brasileira manter sua capacidade de desdobramento, ou seja, estrategicamente ser capaz de se mobilizar para qualquer região do país com homens e máquinas altamente preparados para atuarem em um alto nível de integração e excelência", afirma o Comandante da Ala 3, Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto. 

Fotos: Tenentes Cintra e Thiago Vasconcellos / Ala 3