HOMENAGEM

FAB se despede de ex-Ministro da Aeronáutica com honras militares

Tenente-Brigadeiro Sócrates foi Ministro da Aeronáutica de março de 1990 a outubro de 1992
Publicada em: 01/04/2019 22:10
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

O Tenente-Brigadeiro do Ar Sócrates da Costa Monteiro foi velado e sepultado nesta segunda-feira (01/04), no Rio de Janeiro (RJ). O velório foi realizado no Hangar do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e o enterro no Pantheon dos Aviadores.

A cerimônia contou com honras militares, salva de tiros e entrega do Pavilhão Nacional à viúva do militar. Além de amigos e familiares do ex-Ministro, a despedida contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; de ex-Comandantes da Aeronáutica; membros do Alto-Comando e Oficiais-Generais da ativa e da reserva.

O ex-Ministro Sócrates comandou a FAB de março de 1990 a outubro de 1992. Nasceu em 26 de março de 1930 no Rio de Janeiro (RJ), então Capital Federal, e ingressou na Escola de Aeronáutica como cadete em 1948. Formou-se oficial aviador em dezembro de 1951 e atingiu o generalato em julho de 1980, quando foi promovido a Brigadeiro do Ar.

Em 2018, recebeu sua última homenagem da FAB, a Medalha Eduardo Gomes - Aplicação e Estudo, entregue pelo então Comandante, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. A honraria foi concedida pela primeira colocação no Curso Superior de Comando - hoje equivalente ao Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) - em 1976.

Durante o velório, o Tenente-Brigadeiro Bermudez falou sobre a trajetória do Tenente-Brigadeiro Sócrates à frente da instituição. “Neste momento que a FAB despede-se de um de seus mais brilhantes oficiais-generais, temos a singular oportunidade de aprendermos com a experiência e buscarmos inspiração na história de vida do Tenente-Brigadeiro Sócrates”, disse o Comandante da Aeronáutica, ao lembrar os 44 anos de carreira do ex-Ministro.

Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER