ESPORTE

Atletas da FAB conquistam vagas nos Jogos Mundiais Militares

Militares garantiram classificação nas modalidades de tiro e orientação
Publicada em: 28/03/2019 10:20
Imprimir
Fonte: CDA, por Coronel William e Major Tersi
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli - Revisão: Capitão Landenberger

Dois militares da Força Aérea Brasileira (FAB), participantes do Programa Atletas de Alto Rendimento, conquistaram vagas na sétima edição dos Jogos Mundiais Militares, que acontece entre os dias 15 e 28 de outubro na cidade de Wuhan, na China. Os Sargentos Gelson Togni e Sara Weis conseguiram a classificação devido ao desempenho no 35º Campeonato de Orientação das Forças Armadas (CAMORFA), disputado em Guarapuava (PR), e agora vão compor a equipe de 11 militares que vai representar o Brasil na modalidade de orientação. 

Segundo o Coronel da reserva William Cristovam, Chefe de Equipe da FAB, a competição que selecionou os atletas foi composta por integrantes da Marinha, do Exército e da Polícia Militar do Paraná, além da FAB. Foram dois percursos, um médio e um longo, encerrando com um revezamento. "A partir de agora, com os competidores selecionados, intensificamos ainda mais os treinamentos com vistas ao desempenho nos Jogos Mundiais Militares", disse.

Tiro

A Capitão Intendente Raquel Teresa de Souza Gomes, do efetivo do Grupamento de Apoio de Boa Vista (GAP-BV), conseguiu uma vaga para representar o Brasil na sétima edição dos Jogos Mundiais Militares, na modalidade de tiro. Ela participou do 50° Campeonato de Tiro das Forças Armadas e do II Aberto de Tiro das Forças Armadas, realizado entre os dias 18 e 21 de março, no Centro Militar de Tiro Esportivo, Rio de Janeiro (RJ), e conseguiu a vaga na prova de carabina de ar.

"Foi uma satisfação participar da competição e conseguir a vaga para o mundial militar. Pretendo continuar treinando mais ainda e participar de provas em campeonatos brasileiros, focando no mundial, com o objetivo de representar o Brasil e a Aeronáutica", disse a Capitão.

Pentatlo Aeronáutico

A equipe brasileira de pentatlo aeronáutico selecionada para representar o país nos Jogos Mundiais Militares está se preparando para a competição. Neste mês, participou da primeira etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade, realizado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). 

A competição tem por objetivo selecionar novos valores esportivos para a equipe e também serve de teste para saber o nível de competitividade dos atletas experientes. A modalidade contempla seis provas, o tiro com pistola de ar, basquete, natação, esgrima, orientação e pista de obstáculos. "As provas do pentatlo aeronáutico exigem de cada militar as qualidades físicas de velocidade de reação, flexibilidade, concentração, força, agilidade, equilíbrio, entre outras. São qualidades que devem estar inseridas na vida de cada militar, pensando no combate. E nessa modalidade, em específico, são aperfeiçoadas e exigidas ao mesmo tempo", afirmou o Chefe da Equipe, Major de Infantaria Marcus Vinicius Fontes.