DIA DO ESPECIALISTA

Organizações Militares da FAB homenageiam Especialistas de Aeronáutica

Dia do Especialista é marcado por entrega da Medalha Bartolomeu de Gusmão
Publicada em: 26/03/2019 17:35
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Cristiane dos Santos - Revisão: Major Alle

Em comemoração ao Dia do Especialista de Aeronáutica, nesta segunda-feira (25), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou cerimônias militares em todo o país. Na Ala 1, em Brasília (DF), a formatura foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho. Na ocasião, 73 especialistas da FAB, militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, além de civis, foram condecorados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão.

O Sargento Felipe Pinheiro Lima foi um dos agraciados e compartilhou o momento com a esposa. “É uma honra receber a medalha, pois representa o esforço, dedicação e estudos. É uma compensação gratificante sobre o nosso dia a dia”, afirmou.

Com quase 12 anos de FAB, a Sargento Vanessa Ruas de Freitas Bronze também foi condecorada. “Estou muito feliz, porque este momento é um reconhecimento enorme de todo o nosso trabalho. A data em si já é muito especial, pois comemoramos a nossa missão, que é sempre ajudar na atividade-fim da FAB, voar e fazer voar. Receber a medalha só me deixa mais agradecida”, disse.

O Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Vicent Dang, também ressaltou o momento. “Os especialistas são de grande importância. Nada mais justo enaltecermos estes profissionais que são o apoio fundamental para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira", disse.

Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ)

Na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), a solenidade militar foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Coronel Aviador Mauro Bellintani. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e servidores civis, além de todo o efetivo das unidades que compõem a Guarnição. Neste dia, cinco militares foram agraciados com as Medalhas Bartolomeu de Gusmão e Militar de Tempo de Serviço.

O oficial especialista mais antigo da Guarnição, Capitão Márcio Lúcio de Oliveira, destacou o orgulho em participar ativamente da solenidade que celebra o seu quadro. “Sinto-me feliz, pois tive a oportunidade de comandar a Guarda de Honra nesta marcante solenidade. Foi um momento inesquecível, ainda mais com a presença da minha esposa e do meu filho prestigiando a cerimônia”, concluiu.

Base Aérea de São Paulo (BASP)

“Ser especialista é a melhor experiência que já passei na vida. É trabalhar sempre em busca do melhor, agindo com o coração, responsabilidade e segurança em prol da Força Aérea Brasileira”, expressou o Suboficial Sérgio Antônio Duarte durante a cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP). A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury.

Na ocasião, militares e civis também receberam a menção Destaque Logístico, que tem como objetivo valorizar o desempenho daqueles que prestaram relevantes serviços ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP). “Nunca esquecerei os momentos vividos na Escola de Especialistas da Aeronáutica. É um orgulho ser especialista e poder contribuir para o cumprimento da missão institucional do Comando da Aeronáutica”, disse o Tenente Antonio Fernando Messias de Andrade, agraciado com o Destaque Logístico Ouro.

Base Aérea de Salvador (BASV)

Para celebrar o Dia do Especialista, o Comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin, também realizou homenagens. A data foi marcada com a entrega da Menção Destaque Logístico para o Suboficial Itacir Nalta Rosin, por sua contribuição na área logística ao longo da carreira. Militares com 30, 20 e 10 anos de serviço também foram homenageados durante a cerimônia.

Guarnição de Aeronáutica de Manaus (AM) 

A Guarnição de Aeronáutica de Manaus (AM) também celebrou o Dia do Especialista na manhã da última segunda-feira (25/03) com a entrega da Medalha Bartolomeu de Gusmão. A Sargento Especialista em Eletrônica Huglícia da Silva de Almeida, do Esquadrão Arara (1°/9°GAV), foi uma das agraciadas com a condecoração. “É uma honra receber a honraria, ter meu trabalho reconhecido pelos meus superiores. Este ano de 2019, completo 14 anos de esquadrão. É um prazer e uma enorme satisfação representá-los nesta solenidade. Estou muito feliz e me sinto realizada, porém ainda tenho muitos objetivos a galgar junto à FAB”, explicou.

CINDACTA III

Em Recife (PE), a solenidade alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica também comemorou o 31º aniversário do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA III), presidida pelo seu comandante, Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo. Na ocasião, nove militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife e um militar do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió (DTCEA-MO) foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão. O Suboficial Sérgio Ripardo comentou a satisfação em ter recebido a condecoração. “Trata-se de algo de muita satisfação para os graduados, então me sinto muito orgulhoso e feliz em recebê-la em meu peito”, disse.

Guarnição de Aeronáutica de Campo Grande (MS)

O Dia do Especialista de Aeronáutica foi comemorado também na Guarnição de Aeronáutica de Campo Grande (MS), com uma cerimônia militar presidida pelo Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Augusto Cesar Abreu dos Santos. Oito militares da FAB e um do Exército Brasileiro foram condecorados com a medalha Bartolomeu de Gusmão, uma das mais importantes distinções concedida a militares e civis por seus destacados serviços prestados à Aeronáutica.

Além destes, outros 14 graduados foram homenageados com a menção de Destaque Operacional, que tem por finalidade valorizar os militares tripulantes das equipagens da Força Aérea Brasileira que se distinguiram por seus elevados níveis e méritos profissionais e operacionais.

Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GO)

Em Anápolis (GO), a cerimônia relativa ao Dia do Especialista de Aeronáutica foi presidida pelo Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues. O Sargento André Nunes foi um dos agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão. “É uma emoção muito grande, no ano em que completo 20 anos de FAB, ser agraciado com essa medalha; é uma grande honra ser reconhecido pelo trabalho que estamos prestando. Muito obrigado a Força Aérea Brasileira pelo reconhecimento”, disse.

Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria (RS)

Na Ala 4, em Santa Maria (RS), sete militares da FAB e três militares do Exército Brasileiro foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão. Os militares destacaram-se em suas áreas de atuação ao longo de suas carreiras, contribuindo, inovando e prestando relevantes serviços às suas respectivas Forças. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Terceira Divisão de Exército, General de Divisão Mauro Sinott Lopes.

Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (RJ)

Na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (RJ), 23 graduados foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão, em uma solenidade presidida pelo Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto. Um dos condecorados foi o Sargento Decio Araujo dos Santos, que agradeceu o reconhecimento do seu trabalho. “A importância de receber a medalha é saber que represento um grupo seleto de militares que, no cumprimento de suas missões do dia a dia, cooperam para que a Força permaneça no ar”, afirmou.

Guarnição de Aeronáutica de Natal (RN)

Na capital norte-riograndense, a solenidade em comemoração ao Dia do Especialista reuniu as 13 Organizações Militares da Guarnição. A Sargento Especialista em Enfermagem Francisca Gracilene de Oliveira, do efetivo do Esquadrão de Saúde de Natal, foi uma das agraciadas com Medalha Bartolomeu de Gusmão. "Após 17 anos de serviço, eu fico muito honrada por receber essa medalha, por saber que isso é um reconhecimento do meu esforço. (...) Carregar essa medalha é um incentivo para que eu mostre cada vez mais meu profissionalismo e trabalhe com empenho, garra e vigor para servir à Força Aérea", revela a militar.

Fotos: Soldado Wilhan Campos, GUARNAE-BQ, BASP, BASV, Soldado Arce, Soldado Gullity, Ala 5, Ala 2, Soldado Jonathan, Sargento Aguiar, Sargento Carlos Eduardo. 

*Colaboraram com a matéria os elos das Seções de Comunicação Social das Organizações Militares envolvidas.