TRANSPORTE DE ÓRGÃOS

Esquadrão Guará transporta coração entre Goiânia (GO) e Brasília (DF)

Só neste ano, a FAB transportou 31 órgãos vitais
Publicada em: 14/03/2019 16:15
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no domingo (13/03), mais uma missão de transporte de órgãos vitais. Acionados, militares do Esquadrão Guará (6º ETA) decolaram às 8h30 a bordo de uma aeronave U-35 Learjet de Brasília (DF) com destino a Goiânia (GO), levando a bordo uma equipe médica que realizou a captação de um coração.

O retorno à capital federal, onde um paciente aguardava pelo transplante, aconteceu por volta de 13h30. Na chegada do avião da FAB, um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal já estava pronto para levar o órgão ao seu destino final. O coração está entre os órgãos vitais com menor tempo de isquemia – ou seja, o período em que ele “sobrevive” fora do corpo. São apenas quatro horas entre a coleta e o transplante.

Só no ano de 2019, a FAB já transportou 31 órgãos para transplante: 13 fígados, 12 corações, quatro rins e dois pulmões. Ampliando o recorte temporal para junho de 2016, quando um decreto presidencial permitiu a ampliação da atuação da Força nesse tipo de missão, já são 693 órgãos transportados.

Um dos pilotos envolvidos no transporte do último domingo, o Tenente Aviador Vitor Rijk Rufino explica que a prontidão é um ponto chave desse tipo de missão. “Cumprir essa missão é ter certeza  que iremos diminuir ou amenizar a dor de alguém que espera ansiosamente uma solução para sua saúde", explicou.

Além disso, o militar ressalta o número de transportes realizados pelo Esquadrão Guará. "Saber que o 6° ETA cumpriu 16 das 31 missões, até o momento, no ano de 2019, reforça o sentimento de servir por ideal, patriotismo e cuidado com o próximo", diz o Tenente Rufino.

Fotos: Esquadrão Guará