ESPORTE

Inscrições para Corrida para a Paz abrem nesta terça-feira (26)

Edição 2019 prevê a participação de esportistas do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas
Publicada em: 25/02/2019 17:00
Imprimir
Fonte: ASCOM - Ministério da Defesa
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

A 14ª edição da Corrida para a Paz do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) está marcada para acontecer às 9h do dia 10 de março. O evento ocorre no Rio de Janeiro (RJ) e na capital federal, simultaneamente.

As Organizações Militares de todo o Brasil foram convidadas a promoverem eventos semelhantes, com estimativa de atingir um público superior a 30 mil pessoas. As inscrições serão abertas no dia 26 de fevereiro para os eventos de Brasília e do Rio de Janeiro, sendo encerradas quando atingirem quantitativo pré-estabelecido. Os links para acessar os sites encontram-se ao fim desta matéria.

Conforme informado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), o evento é aberto ao público civil e militar e a participação é gratuita, mediante efetivação da inscrição, sendo necessário ter mais de 16 anos. Os inscritos receberão uma camiseta e a participação não terá caráter competitivo.

Os percursos previstos serão de 5 quilômetros nas duas cidades e os participantes poderão correr ou caminhar. Em Brasília, a partida será na altura da 102/202, Eixo Rodoviário Sul (Eixão Sul); e, no Rio de Janeiro, no Forte de Copacabana.

O evento esportivo foi criado para comemorar o aniversário do CISM e promover a mensagem da paz mundial. Neste ano, também celebra a realização dos VII Jogos Mundiais Militares (JMM), que ocorrerão em outubro, na cidade de Wuhan, na China.

Com o lema "Amizade através do esporte", a atividade ainda possui a finalidade de estimular a prática de atividades físicas no âmbito das Forças Armadas e promover a integração com a sociedade.

Nesta edição, em Brasília e no Rio de Janeiro, está prevista a participação de esportistas integrantes do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas. Participarão atletas militares das modalidades de atletismo, basquete, tiro com arco e saltos ornamentais.

A Corrida para a Paz é coordenada pelo Ministério da Defesa e, neste ano, o Comando da Aeronáutica está responsável pela organização e execução, com o apoio da Ala 1, em Brasília, e da Comissão de Desporto da Aeronáutica (CDA), no Rio.

Histórico

Desde 2006, o Conselho Internacional do Esporte Militar comemora o seu aniversário, por meio do CISM Day Run for Peace, com corridas/caminhadas organizadas pelas Forças Armadas dos 138 países associados ao Conselho.

A fundação do CISM data de 1948, quando Henri Debrus, líder do esquadrão francês, fundou, em parceria com militares da França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Dinamarca, o “Conseil International Du Sport Militaire” (CISM), instituição cujo objetivo é promover a paz através do esporte.

Serviço:
Corrida para a Paz
Data: 10/03/2019 (domingo)
Horário: 9h

Locais:
Brasília: largada no Eixão Sul, na altura da SQS 102/202
Inscrições:
www.ala1brasilia.com/cpp2019 (Inscrição disponível a partir de 26/02)

Rio de Janeiro: largada no Forte de Copacabana
Inscrições:
www.ticketagora.com.br (Inscrição disponível a partir de 26/02)

Foto: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER