SOLIDARIEDADE

Unidade da FAB realiza ação humanitária no Acre

Equipe do Destacamento de Controle de Tráfego Aéreo de Cruzeiro do Sul ajuda população ribeirinha
Publicada em: 19/02/2019 17:45
Imprimir
Fonte: CINDACTA IV, por Ten Shirley Pojo
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Capitão Landenberger

Pela primeira vez na história do Destacamento de Controle de Tráfego Aéreo de Cruzeiro do Sul (DTCEA-CZ), militares da Força Aérea Brasileira (FAB) foram inseridos no contexto do plano de resposta do município de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre. Após decretar situação de emergência, no dia 8 de fevereiro, o prefeito em exercício, José de Souza Lima, solicitou apoio da FAB nas ações de retirada das famílias e distribuição de água potável nas áreas alagadas após as enchentes do Rio Juruá.

Em atenção à necessidade da população ribeirinha, o Comandante do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), Coronel Aviador Nilo Sergio Machado de Azevedo, autorizou o emprego de pessoal e, desde então, uma equipe composta por um sargento e quatro soldados do DTCEA-CZ está sendo disponibilizada diariamente para atuação nas ações coordenadas pela Defesa Civil local.

Para os integrantes da missão, o sentimento é de satisfação por poder ajudar à população. O mesmo sentimento que se revela com um sorriso no rosto das crianças e na comemoração das famílias que recebem água potável, conforme observam os militares da equipe.

Para o Sargento Haripill Silva Nick, coordenador das ações, é possível cumprir as atividades devido ao alto grau de comprometimento dos militares envolvidos na missão. "Estamos lutando para transformar as dificuldades em oportunidade de uma vida melhor para todos", conta o militar.

Fotos: DTCEA-CZ