ENSINO

EPCAR realiza cerimônia de entrega de platinas aos novos alunos

Solenidade foi marcada pela assunção dos 185 estagiários à condição de aluno
Publicada em: 11/02/2019 16:20
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sgt Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Capitão Landenberger

Na sexta-feira (08/02), foi realizada a solenidade militar que marcou o término do Estágio de Adaptação à Atividade Militar (EAM) dos estagiários do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR 2019), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). Centenas de pessoas, entre familiares e autoridades, assistiram à cerimônia de assunção e recebimento de platinas dos 185 novos alunos que compõe o Esquadrão Sabre – denominação escolhida pelos alunos como nome da turma.

A solenidade foi presidida pelo Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, acompanhado pelo Comandante da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Bellintani.

Desde o dia 19 de janeiro, quando ingressaram oficialmente nos portões da EPCAR, os jovens estagiários passaram por uma intensa rotina de instruções sobre conduta militar, ordem unida, atividades físicas e regulamentos da Aeronáutica. Estas atividades visam proporcionar aos novos alunos o desenvolvimento de valores éticos e morais inerentes à vida militar e ao cidadão, com base nos princípios de hierarquia e disciplina.

Para a mineira de São João Del Rei, Fabiane Mayra Ramos, primeira colocada do CPCAR 2019, o EAM foi um período de muito aprendizado para todos os integrantes do esquadrão. “Foi muito tempo de estudo e dedicação para chegar até aqui, incluindo a parte médica e física. Passamos pelo período de adaptação, que não foi fácil, e aprendemos a viver juntos. Iremos nos aperfeiçoar cada vez mais e, todos juntos, seguiremos para a academia da Força Aérea”, afirmou. A Aluna Mayra é a primeira candidata do sexo feminino, na história do processo seletivo, a ser aprovada na primeira colocação.

“É muito emocionante! Só tenho que agradecer a Deus e a ela pela dedicação nos estudos”, disse o pai de Mayra, Fábio Francisco Ramos. Já para a mãe, Silmara do Carmo Silva Ramos, há a certeza de que a EPCAR trará bons frutos para a vida pessoal e profissional da filha, visto que outros dois filhos já foram alunos da instituição. “Nós sabemos que é uma escola importante na formação destes meninos. É um orgulho e um prazer imenso vê-la realizando este sonho. Tenho certeza que a FAB também recebe uma menina exemplar”, ressaltou.

O Comandante da EPCAR recepcionou os alunos um a um na chegada à escola e acompanhou cada passo da adaptação. “É uma emoção muito grande nesta data em que um ciclo se renova. Estes 185 alunos têm a nobre tarefa de manter as tradições de nossa Escola, de manter a vibração em cada olhar, com esse brilho que nos contagia. O simbolismo destas datas é fundamental para que mantenhamos esta chama sempre acesa”, disse.

Despedida

A emoção dos familiares em ver seus filhos fardados pela primeira vez foi compartilhada com o Coronel Aviador José Mauro Carvalho da Costa, que, opostamente, vestiu sua farda pela última vez, após mais de 32 anos de serviços dedicados à Força Aérea Brasileira. Piloto da aviação de asas rotativas, o militar comandou o Corpo de Alunos e também chefiou a Divisão de Ensino da EPCAR.

Ambas as funções são consideradas pilares para a formação do aluno. “Eu posso dizer que me sinto honrado e feliz porque o meu último dia na carreira foi diante de tantas pessoas e num dia tão importante para a FAB: o nascimento, a chegada de uma nova turma que terá a oportunidade de exercer muitas atividades que contribuirão para o progresso e para o crescimento do nosso país. Que eles possam lutar, acreditar e praticar somente coisas certas para a construção de uma sociedade melhor”, concluiu.

Fotos: Sargento Valentim/EPCAR.