FORMAÇÃO

Unidades da FAB formam cabos e soldados em todo país

Cerimônias foram realizadas em Lagoa Santa (MG), Boa Vista (RR), Anápolis (GO), Guaratinguetá (SP), Recife (PE) e Manaus (AM)
Publicada em: 14/02/2019 18:10
Imprimir
Fonte: PAMA-LS, Ala 2, Ala 7, SEREP-RF, EEAR, Ala 8
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Capitão Landerberger

Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, nos dias 7 e 8 de fevereiro, cerimônias militares de encerramento dos cursos de Formação de Cabos (CFC) e de Especialização de Soldados (CESD). As instruções têm como objetivo a formação militar e técnico-especializada para atender atividades de apoio dos diversos segmentos operacionais e administrativos da Instituição. Confira como foram os eventos:

PAMA-LS

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais, realizou, na quinta-feira (7), a cerimônia militar de encerramento do CFC e do CESD do ano de 2019. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, e contou com a presença do Diretor Interino do PAMA-LS, Coronel Aviador Cláudio Luis da Silva Nishio, e de outros oficiais superiores da guarnição. Ao todo, foram promovidos 105 militares, sendo 24 cabos e 81 soldados de Primeira Classe.

Os militares Diego da Silva Santos e Lucas dos Santos Ferreira foram homenageados por terem conquistado o primeiro lugar do CFC e do CESD, respectivamente.

“Estou muito feliz e surpreso em ser o primeiro colocado da turma. Mas valeu muito a pena. Me dediquei, principalmente, por gostar do conteúdo da especialidade que escolhi, Serviço de Guarda e Segurança (SGS). Eu gosto de ser militar”, afirmou o soldado Lucas dos Santos Ferreira.

Amigos e familiares entregaram as divisas de cabo e soldado Especializado aos formandos, que prestaram compromisso à Bandeira Nacional e entoaram gritos de guerra após o fora de forma.

Ala 2

Foi realizada, também no dia 7 de fevereiro, na Ala 2, em Anápolis (GO), a cerimônia de conclusão do CFC e do CESD do ano de 2018.

A solenidade militar foi presidida pelo Comandante da Ala 2, Coronel Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, que desejou sucesso aos promovidos. “Nunca percam de vista a missão do Comando da Aeronáutica: manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”, disse.

Os primeiros colocados de cada curso, o Cabo Fábio Fonsêca de Oliveira e o Soldado Silvio César Fernandes Filho, foram homenageados durante o evento. Na ocasião, 19 cabos e 34 soldados receberam as novas divisas da promoção e foram cumprimentados por familiares e amigos.

Ala 7

A Ala 7, em Boa Vista (RR), realizou, na manhã de sexta-feira (8), a formatura alusiva à conclusão do CFC e CESD de 2019. A cerimônia contou com a presença das autoridades da Guarnição de Aeronáutica de Boa Vista e foi presidida pelo Comandante da Ala 7, Coronel Aviador Newton de Abreu Fonseca Filho.

 EEAR

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), realizou, no dia 8 de fevereiro, no Centro de Treinamento de Especialistas (CTE), a cerimônia alusiva ao término do CFC e do CESD.

Um total de 67 militares, sendo 23 do CFC e 44 do CESD, concluíram os cursos e, na última semana, estagiaram nos setores pertinentes a cada especialidade concluinte.

Os cursos abrangem as especialidades de Logística e Manutenção (BLM), Saúde (SAU), Administração (SAD) e Guarda e Segurança (SGS), por meio das disciplinas específicas dos campos geral e militar.

“Chegar até aqui não foi fácil, foram vários processos seletivos, muitas flexões, muitas instruções. Deixamos o conforto do lar, a comida da mãe, nos tornamos homens. Homens preparados para assumir um número crescente de responsabilidades. Somos gratos à Força Aérea pelos profissionais e cidadãos que nos tornamos”, disse o aluno do CFC Mateus Nunes, orador das turmas, em seu discurso.

Durante a solenidade, os primeiros colocados de cada curso, Wallace Cristian da Silva Motta, do CFC, e Matheus Vieira Proença, do CESD, foram homenageados com um certificado e receberam suas insígnias das mãos do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, e do Comandante do Corpo de Alunos (CA), Coronel Aviador André Luiz Pereira de Souza.

“Valorizar nossos soldados é garantir a segurança das nossas instalações e um futuro melhor para o Brasil. Eles são a ponta da lança das equipes de serviço e nossos fiéis escudeiros nas seções onde passamos grande parte do nosso dia. Após cinco semanas de curso, esses militares adquiriram conhecimentos que os permitirão desenvolver atividades mais específicas e complexas, expandindo suas capacidades profissionais. É nosso dever com a pátria contribuir na formação intelectual e moral desses jovens brasileiros, para que, ao concluírem o serviço militar, levem consigo os valores da caserna”, comentou o Major Aviador Lucas Zago Barreto, coordenador do curso.

SEREP-RF

No dia 8 de fevereiro, o Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Recife (SEREP-RF), em Pernambuco, realizou a formatura de encerramento das turmas do CFC e do CESD. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, acompanhado do Chefe do SEREP-RF, Tenente-Coronel de Infantaria Marcus César de Oliveira Janoti.

Os cursos formaram 41 cabos e 78 soldados nas especialidades de Logística e Manutenção (BLM), Saúde (SAU), Guarda e Segurança (SGS) e Administração (SAD). Os concludentes do CFC e do CESD tiveram 33 dias de aulas teóricas e práticas relacionadas aos campos geral, militar e técnico-especializado.

Os primeiros colocados de cada especialidade receberam uma placa, como forma de homenagear o melhor aproveitamento do curso, pela dedicação e empenho.

Em suas palavras, o chefe do SEREP-RF parabenizou as turmas. “Os alunos tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos especializados, que, certamente, muito os auxiliarão no desempenho de suas novas funções como cabo ou soldado de primeira classe da FAB”, disse. “A dedicação, o esforço e todo o comprometimento demonstrados durante os cursos deverão guiar sempre os seus passos”, completou.

Para o recém-formado e destaque da turma, Cabo Cassiano, especializado em Administração, o momento é de felicidade. "Estou muito honrado por ter a oportunidade de crescer dentro da caserna, motivo de alegria também para meus familiares e amigos que acompanharam minha trajetória desde o início, ainda como soldado. Este é um momento de reflexão e atitude, pois a responsabilidade agora como Cabo aumenta ainda mais. Agora, é agradecer a Deus a oportunidade e dar continuidade ao meu trabalho”, destacou o militar.

SEREP-MN

O Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Manaus (SEREP-MN), no Amazonas, formou, na manhã da sexta-feira (8), 104 novos soldados de Primeira Classe e 67 cabos. A cerimônia militar na Ala 8 reuniu militares da Força Aérea e familiares dos formandos. 

O primeiro colocado da turma do CESD, Soldado Leo Moraes Siqueira, falou que a promoção contribuiu para o crescimento pessoal e profissional dele. “Essa promoção significa uma nova etapa, uma nova oportunidade que me foi dada. Isso está sendo um grande passo na minha vida pessoal e profissional”, disse.

Neste ano, as atividades tiveram início no dia 7 de janeiro e foram concluídas em 8 de fevereiro. Com o término do curso, os militares são distribuídos para atuar em todas as organizações da Guarnição de Aeronáutica de Manaus.

Atuando na área de Guarda e Segurança desde sua entrada na FAB, o primeiro colocado do CFC, Cabo Frank Herlan Figueira Silveira Junior, destacou os benefícios da oportunidade de promoção. “A contribuição principal, para mim, é a construção de uma carreira. Os anos que me proporcionam aqui estão me fazendo construir algo muito grande para minha vida pessoal, que é a formação. Já tenho um curso em técnico de segurança no trabalho”, contou.