TRANSMISSÃO DE CARGO

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial tem novo diretor-geral

Solenidade aconteceu em São José dos Campos (SP) e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez
Publicada em: 02/02/2019 19:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Cap Landenberger

O Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar assumiu, neste sábado (02), em São José dos Campos (SP), o cargo de Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O Oficial-General substitui o Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, Diretor-Geral interino. A solenidade de passagem de comando foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, além de oficiais-generais da  Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e da FAB.

O Comandante da Aeronáutica destacou, em discurso, a importância do DCTA para o Brasil. “A vertente tecnológica é a marca que eleva uma instituição. O DCTA, desde sua criação, é referência tecnológica no Brasil e no mundo e, busca incansavelmente, desenvolver soluções científico-tecnológicas no campo do poder aeroespacial, a fim de contribuir para a manutenção da soberania do espaço aéreo a integração nacional”, destacou o comandante.

Segundo o chefe substituído, Major-Brigadeiro Potiguara, em suas palavras de despedida, a missão de comandar o DCTA foi de muito trabalho e aprendizado. “Posso dizer que estou plenamente convencido que no trabalho conjunto está a energia que impulsiona os homens a realizar o melhor e o mais perfeito possível. E que na cooperação está a chave para unir o problema e a solução. Desta forma, expresso minha gratidão e apreço àqueles que apoiaram a condução interina do DCTA”, disse o oficial-general.

O novo Chefe do DCTA, Tenente-Brigadeiro Aguiar, ocupava o cargo de Presidente da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), constituída em 2012 pelo Ministério da Defesa em conjunto com o Comando da Aeronáutica, visando coordenar os trabalhos afetos à definição e a implantação de sistemas espaciais relativos à defesa, incluindo seus elementos orbitais e a respectiva infraestrutura de apoio. Ele destacou as expectativas para o novo cargo. “Empregaremos a ciência e a tecnologia em prol da defesa e para o nosso país. O momento é propício para investirmos e expertise não nos falta”, concluiu o novo diretor.

DCTA
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) é o órgão de direção setorial, ao qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica.

Assista ao vídeo da cerimônia.

Vídeo: Sargento Marcos Poleto/CECOMSAER.

Fotos: Cabo André Feitosa/CECOMSAER.

Assunto(s): ,