FORMAÇÃO

Alunos do ITA iniciam formação militar em São José dos Campos (SP)

Todos os aprovados no processo seletivo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica passam por formação militar no primeiro ano
Publicada em: 05/02/2019 09:45
Imprimir
Fonte: CPORAER-SJ
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli - Revisão: Capitão Landenberger

Os 115 novos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), aprovados no último vestibular, iniciaram seu período de formação militar no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São José dos Campos (CPORAER-SJ) na segunda-feira (28/01). Durante o primeiro ano dos cursos de engenharia, todos os alunos do ITA prestam serviço militar, mesmo aqueles não optantes pela carreira.

A aula inaugural, ministrada pelo Comandante do CPORAER-SJ, Tenente-Coronel de Infantaria Antonio Fernandes Filho, focou em informações a respeito do curso. Segundo ele, a formação militar, ao lado da formação acadêmica, contribui para o desenvolvimento das competências necessárias para o crescimento dos alunos nos mais diversos tipos de inteligência. A aula também deu aos novos alunos um panorama dos tópicos a serem trabalhados ao longo do ano, como regulamentos militares, ordem unida, educação física, armamento e tiro, exercício de campanha, doutrina e desenvolvimento de espírito de corpo.

Um dos novos alunos é o goiano Luciano Jacob, de 20 anos, primeiro colocado no vestibular do ITA. Ele conta que tentou o concurso por quatro anos, sem sucesso, e, apesar de conseguir aprovação em outros cursos, continuou tentando até conseguir realizar o seu sonho de ingressar no ITA, na graduação de Engenharia Aeroespacial. Segundo ele, a rotina do curso no CPORAER-SJ tem sido cansativa, mas propicia novos conhecimentos. "No início é mais difícil, acordamos muito cedo, há muitas atividades. Mas temos aprendido muita coisa interessante, especialmente para mim, que sou optante pela carreira militar", afirma.

As aulas no ITA começam no dia 28 de fevereiro.

Fotos: Cabo Gonçalves / CPORAER-SJ