FORMAÇÃO

Escola Preparatória de Cadetes do Ar recebe futuros alunos para início do curso

Os aprovados no concurso fizeram a transposição do Portão da Guarda, ato simbólico que marca o início do ano letivo
Publicada em: 24/01/2019 21:00
Imprimir
Fonte: EPCAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli - Revisão: Major Alle

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) recebeu, no sábado (19) e domingo (20), os candidatos aprovados para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR 2019) e seus familiares, para o início do ano letivo.

No primeiro dia, os presentes assistiram a palestras do Comandante da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Bellintani, e de outros militares representantes da Divisão de Ensino e do Corpo de Alunos, que destacaram a missão da escola, a metodologia de ensino e peculiaridades da formação militar, respectivamente.

“Educação é tudo e, sem o estudo, não chegaremos a lugar nenhum. Sentimento de dever cumprido e de que minha família está no caminho certo”, afirmou, emocionado, Valterci José Barbosa de Souza, pai do estagiário Gabriel Mendes. Natural do Rio de Janeiro, o futuro aluno já havia realizado o exame de admissão por três vezes e conseguiu em sua última tentativa. “Trabalhei ao extremo por este momento e esta é minha recompensa”, avalia ele.

Ao término das palestras, os jovens se despediram dos familiares e deram início ao Estágio de Adaptação à Atividade Militar, que se estenderá até o dia 8 de fevereiro, momento em que está previsto acontecer a cerimônia de entrega de platinas.

Já no domingo, os estagiários do CPCAR 2019, comandados pelo Capitão Aviador Joubert de Almeida Portes, fizeram a tradicional transposição do Portão da Guarda e se apresentaram formalmente ao comandante da escola. “Parabenizo, mais uma vez, a todos os estagiários pelo progresso alcançado em poucas horas, já formulando um espírito de turma nesta cerimônia carregada de simbolismo”, destacou o Coronel Bellintani.

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR