APERFEIÇOAMENTO

Mestrado em Desempenho Humano Operacional da UNIFA é reconhecido pela CAPES

O curso, que está prestes a iniciar sua terceira turma, agora é institucionalizado no âmbito do Sistema Nacional de Ensino
Publicada em: 24/01/2019 20:00
Imprimir
Fonte: UNIFA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli - Revisão: Capitão Landenberger

O curso de Mestrado Profissional em Desempenho Humano Operacional, oferecido pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), foi aprovado na 182ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o que faz com que o curso passe a ser institucionalizado no âmbito do Sistema Nacional de Ensino. O curso, que está prestes a iniciar a sua terceira turma em março deste ano, visa o desenvolvimento de estudos científicos que embasem ações diagnósticas e propositivas para a eficiência e a eficácia do desempenho humano operacional. O objetivo é atender às demandas laborais decorrentes das diferentes atividades desempenhadas pelos recursos humanos da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo um dos professores do curso, Alexander Bomfim, a CAPES lança, anualmente, um edital de seleção para o credenciamento de programas de pós-graduação stricto sensu (cursos de mestrado e doutorado) em plataforma própria. Ele explica que são inúmeros documentos a serem cadastrados, dentre eles o projeto pedagógico, a formação e a experiência no desenvolvimento de pesquisas do corpo docente, a estrutura administrativa e de laboratórios da Instituição de Ensino Superior a que o curso é vinculado, entre outros. A construção da proposta, afirma o professor Alexander, demandou o empenho de todo o corpo docente e durou pouco mais de quatro meses.

"O reconhecimento pela CAPES faz com que o diploma expedido pela UNIFA ao concludente do curso de Mestrado Profissional em Desempenho Humano Operacional tenha validade nacional, não só no âmbito das Forças Armadas, e demonstra que os estudos desenvolvidos pelo programa, por meio de seu corpo docente e discente, têm equivalência e relevância perante a comunidade acadêmica e científica nacional", avalia o professor Alexander.

Com o curso, os alunos são capazes de, fundamentados nos resultados de pesquisas científicas, idealizar, desenvolver e propor técnicas, processos, protocolos, intervenções e/ou soluções de modo a atender às demandas das organizações militares das Forças Armadas brasileiras.

Mais informações a respeito do tema podem ser obtidas na página oficial do PPGDHO.

Inscrições abertas para Aluno especial na UNIFA

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (PPGCA-UNIFA) oferece vagas em disciplinas isoladas na modalidade de Aluno Especial para oficiais das Forças Armadas e civis portadores de diploma de graduação, em qualquer área de conhecimento, com inscrições abertas no período de 14 a 25 de janeiro de 2019.

As instruções específicas estão disponíveis aqui.