CERIMÔNIA

SEFA e COMAE recebem novos Secretário e Comandante

Cerimônia de transmissão de cargo de Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica e assunção de cargo de Comandante de Operações Aeroespaciais foi realizada nesta terça-feira (08)
Publicada em: 08/01/2019 19:18
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta terça-feira (08) a cerimônia de transmissão de cargo de Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). A solenidade foi realizada na sede do Comando da Aeronáutica em Brasília (DF) e foi presidida pelo Comandante da Força, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Estiveram presentes, ainda, o ex-Ministro da Defesa e da Segurança Pública, Raul Jungmann, o ex-Ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lôbo, o ex-Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, além de integrantes do Alto-Comando da FAB e Ministros do Superior Tribunal Militar (STM). O Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo transmitiu o cargo de Secretário ao Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Após o ato de transmissão de cargo, o Tenente-Brigadeiro Araujo assumiu, na mesma ocasião, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Natural de Belo Horizonte (MG), o oficial-general ingressou na Força Aérea no ano de 1974 e foi promovido ao atual cargo em 31 de março de 2016. “A experiência por mim adquirida na Secretaria dá lugar a determinação, energia, talento e maestria do Tenente-Brigadeiro Damasceno, a quem faço votos de sucesso e felicidade. Após alguns anos afastado da área operacional, regresso às minhas origens com o mesmo espírito aguerrido daquele jovem piloto que, no início da década de 1980, ingressava na Aviação de Caça”, afirmou.

Já o Tenente-Brigadeiro Damasceno é natural de Canoas (RS) e assume a SEFA após ocupar a chefia do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER). Ele ingressou nas fileiras da FAB em 08 de março de 1976 e foi promovido ao último posto da carreira em 25 de novembro de 2018.

"A SEFA trata de toda a economia, finanças, orçamento, a vida vegetativa da Força e, mais do que isso, do orçamento ligado aos nossos investimentos junto ao Estado-Maior da Aeronáutica, e os investimentos de uma Força Aérea não são pequenos. E um fato novo trazido pela Reestruturação foi aquinhoar para dentro da Secretaria a parte de administração da FAB como um todo, nos 27 estados e fora deles", disse o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

Durante a cerimônia, o Tenente-Brigadeiro Bermudez parabenizou os oficiais-generais e destacou o desempenho da SEFA durante o processo de Reestruturação da FAB. “O espírito proativo e a energia despendida pelo Tenente-Brigadeiro Araujo foram fundamentais, de maneira que todo o processo obtivesse os resultados significativos. Essa desafiadora missão fica a cargo, agora, do Tenente-Brigadeiro Damasceno, que assume hoje uma função relativa ao posto mais alto possível da carreira”, concluiu.

Confira a reportagem em vídeo da cerimônia.

Fotos: Cabo André Feitosa/CECOMSAER.