SEGURANÇA PÚBLICA

FAB transporta agentes da Força Nacional para atuar no Ceará

Foram utilizadas duas aeronaves de transporte que saíram de Brasília com destino a Fortaleza
Publicado: 05/01/2019 16:55
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, na noite desta sexta (4), em torno de 200 agentes da Força Nacional e vinte da Polícia Federal entre as cidades de Brasília (DF) e de Fortaleza (CE). Para isso, foram utilizadas duas aeronaves: o Boeing 767 do Esquadrão Corsário (2º/2º GT) e um C-130 Hercules do Esquadrão Gordo (1º/1º GT).

Segundo explica o Coronel Aviador Luiz Claudio Macedo, do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), também foi feito o transporte da carga necessária às ações. No Hercules, foram 450kg de material de controle de distúrbios, 45kg de equipamento individual por pessoa e 60 unidades de escudos. Já no Boeing, foram sete toneladas, somando-se bagagens e carga. “O documento que solicitava o transporte chegou para nós na madrugada da sexta-feira, proveniente do Ministério da Defesa, e foi prontamente atendido”, afirma.

O envio de tropas da Força Nacional para o Ceará foi autorizado pelo Ministro da Justiça, Sérgio Moro, por meio de portaria, publicada nesta sexta-feira. O documento prevê atuação pelos próximos 30 dias, tendo em vista “os diversos incidentes de violência havidos no Estado do Ceará nos últimos dias e que incluem ataques a ônibus, prédios públicos, inclusive federais, e tentativas de explosão de obras públicas”.