ESPAÇO

Centro de Lançamento de Alcântara tem novo Diretor

Durante o evento autoridades civis e militares ressaltaram as potencialidades do Centro de Lançamento brasileiro
Publicada em: 13/12/2018 18:30
Imprimir
Fonte: CLA, por Tenente Huxley
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Capitão Landenberger

Passagem de Direção entre o Brigadeiro Luciano e Coronel CarnevaleO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, na sexta-feira (07/12),  a cerimônia militar de Passagem de Direção da unidade. O Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti foi substituído pelo Coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho. O Vice-Governador do Maranhão, Carlos Brandão e outras autoridades dos três poderes nas esferas federal, estadual e municipal compareceram à solenidade que foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

A solenidade foi iniciada com a entrega do Distintivo de Organização Militar (DOM) do CLA ao Coronel Carnevale e o descerramento da foto do Brigadeiro Luciano na galeria de Ex-Diretores, ambos no Salão Nobre do Centro. No Pátio do Centro Técnico, a tropa composta pelos efetivos do CLA, do Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e do Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-AK), organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) que compõem a Guarnição de Aeronáutica de Alcântara (GUARNAE-AK), participaram da solenidade militar.

Passagem em revista à Tropa do novo Diretor do CLANas palavras de despedida do diretor substituído, além de destacar os feitos dos dois anos de gestão à frente do CLA, o Brigadeiro Luciano traçou as expectativas futuras do Programa Espacial Brasileiro em proveito da comunidade local. “Uma nova perspectiva de desenvolvimento para o setor espacial no Brasil é buscada, especialmente para a região de Alcântara e de São Luís, onde se espera uma dinamização nas atividades de lançamentos comerciais no CLA, com os consequentes benefícios sociais para a população local, tais como o aumento na geração de empregos diretos e indiretos, o aumento da receita oriunda da coleta de impostos pelo Estado e municípios, dentre outros benefícios”, mencionou.

O Vice-Governador do Maranhão sintetizou a importância da localização estratégica do CLA. “O Maranhão é um estado tão rico, tão agraciado por Deus, que reúne condições perfeitas até mesmo para o menor consumo de combustível para o lançamento de satélites”, disse.

Coronel Carnevale durante Desfile da Tropa em continência ao novo Diretor do CLAPara o novo Diretor do CLA, o Centro tem uma grande importância no contexto das atividades espaciais e precisa estar preparado para atender às expectativas atuais e futuras. “O CLA é uma organização militar complexa e que interfaceia com diferentes atores seja na área de Defesa, Pesquisa e Desenvolvimento, Relações Internacionais e a própria área de Espaço. Nesse sentido, é importante darmos prosseguimento na melhoria constante de toda nossa infraestrutura com alta disponibilidade de todos os nossos meios, bem como o aperfeiçoamento e treinamento contínuo de todo nosso pessoal, de modo a atendermos as muitas e variadas demandas em uma escala que pode vir a se tornar global. Queremos ser uma porta da humanidade para o espaço”, concluiu o Coronel Carnevale, que nos últimos dois anos ocupou o cargo de Vice-Diretor da organização militar da FAB responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespacias.

Fotos: Soldado Rodrigo