INAUGURAÇÃO

Cerimônia marca entrega da nova sede do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

Unidade destinada à formação e adaptação de oficiais possui mais de 700 mil metros quadrados no município de Lagoa Santa (MG)
Publicada em: 06/12/2018 19:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

A Força Aérea Brasileira (FAB) inaugurou, nesta quarta-feira (5/12), a nova sede do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), no município de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). A unidade, voltada para a formação e adaptação de oficiais, conta agora com um moderno conjunto de edifícios em uma área de 711 mil metros quadrados.

Dentre as instalações, o CIAAR passa a ter um avançado complexo de esportes, 56 salas de aula, seis alojamentos com capacidade para mais de 400 alunos, auditório com 800 lugares e dois hotéis. A nova escola é resultado do trabalho conjunto entre a Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Participaram da cerimônia de inauguração: o Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Antonio Carlos Moretti Bermudez; o Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; o Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; além de outros oficiais-generais das Forças Armadas e autoridades civis.

O Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, diz que a entrega da nova unidade atende com excelência um dos pilares do processo de Reestruturação pelo qual a Força Aérea passa: a capacitação de recursos humanos. "Certamente, aqui em Lagoa Santa, teremos um centro muito importante para a padronização da formação e doutrinamento do nosso pessoal", ressalta.

Para o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, esta é uma iniciativa que reconhece o valor da educação para o Comando da Aeronáutica. "É uma instituição que enxerga a necessidade de formação de seus homens, que são os maiores valores da Força Aérea. Os alunos terão aqui um estabelecimento de ensino de ponta, com conceitos de sustentabilidade", acrescenta.

Primeira colocada na primeira turma do Curso de Formação de Oficiais Especialistas que vai se formar no novo CIAAR, a aluna Marília Gusman Thomazi Pavani, acredita que as novas instalações são um apoio na formação de líderes. "É muito importante ter essa estrutura. É uma honra para a nossa turma ser pioneira aqui", pontua.

Selo alusivo à inauguração

Durante o evento, o Centro de Instrução e os Correios lançaram o selo personalizado alusivo à inauguração da nova sede. A peça traz uma foto aérea do complexo, destacando em sua concepção o projeto arquitetônico que remete ao gládio alado da Força Aérea Brasileira.

Além do selo, foi lançado o carimbo comemorativo, que após 30 dias de utilização na agência de postagem, passará a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília (DF), e servirá como fonte de pesquisa e registro do acontecimento no contexto histórico e sociocultural do país.

Também para marcar o encerramento das atividades do CIAAR em Belo Horizonte e o início dos cursos em Lagoa Santa, foi acesa, na antiga sede, uma chama simbolizando o conhecimento. Ela foi conduzida em uma tocha por militares do efetivo, em corrida de revezamento, até alcançar uma pira nas novas instalações. A solenidade foi encerrada com um concerto da Banda Sinfônica Asas de Minas, formada por militares do CIAAR.

História

Criado em 26 de setembro de 1983, o CIAAR nasceu com os cursos de Capelães e do Quadro Feminino de Oficiais e Sargentos. Ao longo de 35 anos, novos cursos foram incorporados e outros remodelados com a missão de capacitar pessoas para o desempenho da função como Oficial subalterno e intermediário na FAB.

Fotos: Sargento Bruno Batista/CECOMSAER e Cabo André Feitosa/CECOMSAER

Vídeo: Sargento Wanderson Nunes/CECOMSAER

Assista ao vídeo do evento de inauguração do CIAAR.

imagens/original/37720/181205fei0856-andre_feitosa.jpg