GOVERNANÇA

Seminário impulsiona as áreas de Gestão de Riscos e Integridade na FAB

Evento promovido pelo Estado-Maior da Aeronáutica reúne elos de governança de toda a Força Aérea em Brasília
Publicada em: 05/12/2018 17:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

A Sétima Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) está promovendo, entre esta quarta (05) e quinta-feira (06), um seminário voltado para o debate de legislações relacionadas aos planos de Gestão de Risco e de Integridade da Força Aérea Brasileira (FAB).

O evento, voltado para a conscientização e atualização dos elos de governança da instituição, reúne palestrantes das Forças Armadas e de órgãos de controle e fiscalização do executivo federal, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).

Um dos organizadores do evento, Coronel Intendente Antônio Martins de Alencar, explica que dois importantes documentos serão apresentados durante o seminário: a reedição da DCA 16-2, que traz atualizações sobre o Plano de Gestão de Riscos da FAB, e, a grande novidade do evento, a edição da DCA 16-3, que trata do Plano de Integridade da instituição. “Essas diretrizes colocam a Força Aérea em consonância com o que está sendo debatido em toda a administração pública federal. São assuntos de extrema relevância, inspirados em padrões de governança europeus, que estão sendo introduzidos para melhorar a gestão pública no país”, disse.

A Gestão de Riscos, segundo explica outro responsável pelo evento, Coronel Aviador Eduardo Guimarães, diz respeito às atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere aos riscos. Já a Integridade se refere ao combate de práticas como nepotismo, fraude, conflito de interesses e corrupção.

“As questões relacionadas à governança têm ganhado importância no âmbito dos órgãos de controle e fiscalização. E a FAB está modernizando seus processos e legislações para estar sempre à frente dessas novas tendências”, afirmou o Coronel Eduardo.

Fotos: Sargento Bianca Viol