CARREIRA

UNIFA realiza Cerimônia de Conclusão do Curso de Graduado-Master

A proposta da formação consistiu em oferecer aos discentes a aquisição de competências para o exercício das atribuições como elementos de ligação entre o comando e as praças nas organizações militares de destino
Publicada em: 28/11/2018 18:00
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Tenente Pollyana
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, nesta quarta-feira (28), a solenidade de encerramento do Curso Graduado-Master. Quatorze suboficiais se graduaram, estando aptos, a partir de agora, a exercerem a função de liderança para a qual foram designados. A cerimônia, presidida pelo Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, contou com a presença do Chefe da Primeira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, entre oficiais-generais, oficiais-superiores, comandantes de unidades e convidados.

"O curso foi um marco na minha vida profissional e pessoal. Eu tinha uma ideia totalmente contrária de como seria, e, hoje, posso dizer que superou todas as minhas expectativas. Percebi que sou outra pessoa e, agora, visualizo de fato como é a Força Aérea Brasileira em si. Com certeza, o corpo de graduados e praças terá a mesma visão que eu tive aqui", ressaltou o suboficial Alexsander Rosa Guimarães Cruz.

Iniciado no dia 15 de outubro, com carga horária de 216 horas/aula, o plano pedagógico do curso contemplou as disciplinas de Liderança, Comunicação, Gestão de Pessoas e Gestão em Organização Militar. Parte significativa e preponderante do programa curricular foi desenvolvida por meio de metodologias ativas de aprendizagem, com estudos de caso, sala de aula invertida, júri simulado, situação-problema e técnicas de plataforma. Além de realizarem trabalhos individuais e em grupo, os suboficiais-alunos apresentaram um ensaio acadêmico como Trabalho de Conclusão de Curso.

A proposta da formação consistiu em oferecer aos discentes a aquisição de competências para o exercício das atribuições como elementos de ligação entre o comando e as praças nas organizações militares de destino, de modo a promoverem ações e iniciativas de fortalecimento da disciplina, do moral, da carreira, de motivação, de bem-estar, de satisfação profissional e de apoio à família militar.

No encerramento da cerimônia, o orador da turma, Suboficial Lindomar Xavier do Nascimento, agradeceu o empenho, profissionalismo, a acolhida e a dedicação de toda equipe envolvida no curso e destacou que o amor e o suporte das famílias foram fundamentais nesse processo. “Aos nossos comandantes, pelo comprometimento com a visão de valorizar o pessoal graduado, obrigado por nos ampliar o horizonte. Nossa dedicação estará ainda mais a seu serviço para, com ajuda de Deus, fortalecer os valores da instituição e assessorar o Comando. Hoje, nos Afonsos, como em Bagatelle, de outrora, importante voo se alça. Pode-se ouvir: `Contato companheiro, ao vento sobranceiro´, pois, certamente, `com os pilotos e as asas seremos um conjunto de todo eficaz!´”, finalizou.

Confira aqui os currículos dos militares que concluíram o Curso de Graduado-Master.

Fotos: Sargento Aguiar/UNIFA