ESPAÇO

Operação MUTITI tem início no Centro de Lançamento de Alcântara

Objetivo principal é lançar e rastrear o Veículo de Sondagem VS-30 V14
Publicada em: 27/11/2018 11:00
Imprimir
Fonte: CLA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Capitão Landenberger

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) iniciou, no dia 19, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a Operação MUTITI, que tem por objetivo principal lançar e rastrear o Veículo de Sondagem VS-30 V14, com a carga útil PSR-01. O lançamento está previsto para ocorrer entre os dias cinco e nove de dezembro e dá continuidade ao Programa Nacional de Atividades Espacial (PNAE), em coordenação com a Agência Espacial Brasileira (AEB), sendo conduzido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O VS-30, que será lançado, é o 14° de sua série, fabricado para ser testado em voo. Ele já foi lançado outras 13 vezes, tendo sido as duas primeiras no CLA, e a última em um centro de pesquisa e lançamento de foguetes na Suécia, em 2016. A carga útil, denominada PRS-01, contará com cinco experimentos brasileiros, complexos e multidisciplinares, sendo dois do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um do Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e dois do IAE.

A Operação MUTITI também apoia projetos de diferentes organizações de ensino, pesquisa e desenvolvimento na realização de experimentos científicos e tecnológicos, em voos suborbitais. Ainda, favorece a manutenção da operacionalidade, tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), proporcionando treinamento às diversas equipes envolvidas, e o teste dos diferentes sistemas para operações futuras. O CLBI será utilizado como estação remota, tanto para o rastreio do veículo quanto para a coleta e transmissão de dados da carga útil PSR- 01.

“O lançamento do VS-30 V14, a partir do CLA, se mostra de grande importância não só para o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas do país, por contar com diferentes experimentos embarcados na carga-útil PRS-01, mas ainda por demonstrar a plena capacidade e potencialidade do Centro de Lançamento de Alcântara para suportar e sediar operações complexas e que requeiram infraestrutura diferenciada de acesso ao espaço”, explica o Coordenador-Geral da Operação MUTITI, Coronel Aviador Lester de Abreu Faria.

Antes do lançamento do VS-30 V14, será lançado um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), dotado de uma carga útil que tem a finalidade complementar de treinamento, verificação e aprovação de todos os meios de lançamento e de rastreio.

“A Operação MUTITI é a quinta operação realizada no ano de 2018 no CLA. Todos os meios operacionais foram testados e preparados para, mais uma vez, realizarmos com total segurança e sucesso o lançamento e rastreio do veiculo VS-30 V14”, afirma o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiutti.