INTERCÂMBIO

Força Aérea da Suécia visita o DECEA e o CGNA

Delegação conheceu as ações de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no Brasil e de garantia da segurança operacional
Publicada em: 22/11/2018 12:05
Imprimir
Fonte: DECEA, por Denise Fontes
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Capitão Landenberger

Visita ao Salão Operacional do CGNAUma delegação da Força Aérea da Suécia - composta por Major Tommy Verner Packalen, Capitão Max Edvin Björberg e Tenente Oscar Carl Henrik Nygren Lindström - visitou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), nessa terça-feira (20). “A visita está inserida no âmbito da Fundação Herman Friedländer, que concede bolsas de estudo aos militares, a fim de contribuir com o desenvolvimento dos agraciados e de melhorar o quadro de pessoal das Forças Armadas Suecas”, justificou o Adido de Defesa da Embaixada da Suécia no Brasil, Coronel Aviador Robert Persson.

O diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, recepcionou a comitiva. Seguindo o cronograma, a delegação foi ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao DECEA que é a responsável por gerenciar o fluxo dos movimentos aéreos do Brasil.

Tenente Lôbo Junior apresenta o trabalho do CGNAO chefe da seção de Capacitação do CGNA, Tenente Joaquim Tavares Lôbo Junior, Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, destacou o trabalho realizado pelo DECEA e exibiu para a comitiva o vídeo institucional da organização com apresentação da estrutura de controle de tráfego aéreo correspondente à área de 22 milhões de quilômetros quadrados de espaço aéreo sob responsabilidade do Brasil.

Em seguida, o oficial apresentou as principais atividades do CGNA, ressaltando os serviços de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), as demandas operacionais que envolvem a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM), além da estrutura organizacional que abrange as divisões operacional, técnica e administrativa.

Outro assunto em destaque foi a atuação do CGNA durante os grandes eventos realizados no Brasil de 2012 a 2016: Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20); Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Em visita ao salão operacional, a delegação conheceu as ações de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no Brasil e de garantia da segurança operacional, bem como a coordenação do tráfego aéreo com outros países.

Diretor-Geral do DECEA recepciona a comitiva“Fiquei muito satisfeito com as informações que nos foram transmitidas, importantes para compreendermos o funcionamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e que contribuirão para ampliar o conhecimento sobre outras visitas que faremos a outras organizações no Brasil”, declarou o Major Tommy Verner Packalen.

Fotos: Fábio Maciel.