TRANSPORTE

Esquadrão Guará recebe aeronave FAB 6100 U-55C Learjet

Aeronave cumprirá diversas missões em prol da Força Aérea
Publicada em: 21/11/2018 16:15
Imprimir
Fonte: COMPREP, por Tenente Daniele Nery
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Capitão Landenberger

O Comando de Preparo (COMPREP), por meio do Esquadrão Guará (6° ETA), realizou, no dia 14 de novembro, a solenidade de recebimento da aeronave Learjet 55, designativo FAB 6100 U-55C, no hangar do 6° ETA, em Brasília (DF). A cerimônia foi presidida pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral.

A aeronave foi transferida para o 6° ETA em 2012. Voou pelo Esquadrão Guará nos anos de 2012 e 2013 e, agora em 2018, após uma necessidade operacional, retorna, tendo passado por um período de oito meses de manutenção realizada pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA–LS) em conjunto com a empresa Líder.

“Este momento é a consagração do esforço diário e profissionalismo de dezenas de pessoas para que esta aeronave retornasse ao Planalto Central para cumprir as inúmeras missões demandadas às tripulações do 6° ETA. Foram cursos teóricos, aprontos, simuladores, visitas técnicas e atualização de manuais”, destacou o Comandante do 6° ETA, Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Goretti Piedade.

Por orientação do COMPREP, foram selecionados oito pilotos e cinco mecânicos de voo para compor o quadro de tripulantes da aeronave que, em breve, cumprirá missões em prol da Força Aérea Brasileira (FAB), como transporte aerologístico, transporte de órgãos e UTI aérea, dentre outras.  

O evento contou com a presença do Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; do Subchefe de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucionais do COMPREP, Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; e do Subchefe de Segurança e Defesa do COMPREP, Brigadeiro de Infantaria Marcelo Rosa Costa.

Foto: Cabo Marins