BANDEIRA

Brasil celebra Dia da Bandeira em 19 de novembro

Confira curiosidades e fatos sobre o Pavilhão Nacional
Publicada em: 19/11/2018 08:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Nara Lima
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

O dia 19 de novembro marca a reverência a um dos principais símbolos da Pátria: a Bandeira do Brasil. A data é celebrada desde 1889, após a Proclamação da República. Confira detalhes e curiosidades sobre o Pavilhão Nacional.

A Bandeira Nacional tem direito à continência: a) ao ser hasteada ou arriada diariamente, em cerimônia militar ou cívica; b) por ocasião da cerimônia de incorporação ou desincorporarão, nas formaturas; c) quando conduzida por tropa ou por contingente de Organização Militar; d) quando conduzida em marcha, desfile ou cortejo, acompanhada por guarda ou por organização civil, em cerimônia cívica; e) quando, no período compreendido entre oito horas e o pôr-do-sol, um militar entra a bordo de um navio de guerra ou dele sai, ou, quando na situação de “embarcado”, avista-a ao entrar a bordo pela primeira vez, ou ao sair pela última vez. Artigo 15 do Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas.

A maior Bandeira Nacional fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), com 286 metros quadrados e  90kg.

Distintamente de outras profissões, o sacrifício da própria vida é condição fundamental de admissão e permanência nas Forças Armadas cujos preceitos são afirmados em juramento perante a Bandeira Nacional, feito por todos os militares na sua incorporação. A defesa da Pátria por meio da sua honra, integridade e instituições democráticas norteia, portanto, o comportamento do militar como reflexo dos valores. Item 3.4. do Manual do Comando da Aeronáutica 909-1 (Programa de Formação e Fortalecimento de Valores).

O Hino à Bandeira foi apresentado pela primeira vez em 15 de agosto de 1906, a Letra é de Olavo Bilac e a música de Francisco Braga. Apostila “Dia da Bandeira” – Senado Federal.

Ouça o Hino à Bandeira no canal da Rádio Força Aérea no Spotify.