INTEROPERABILIDADE

Acordo é assinado para Ala 9 sediar esquadrão do 4º Distrito Naval

A parceria vai fortalecer operações de busca e salvamento na região Amazônica
Publicada em: 22/11/2018 10:00
Imprimir
Fonte: Ala 9
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Capitão Landenberger

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil (MB) assinaram, no dia 08 de novembro, em Belém (PA), um Acordo de Cooperação que permitirá a utilização de um dos hangares da Ala 9 para sediar um esquadrão de helicópteros no Estado do Pará, ligado ao 4º Distrito Naval (4º DN). O acordo ainda tem como propósito o intercâmbio de militares, experiências e informações entre as Forças Armadas, além de fortalecer as operações de busca e salvamento na região Amazônica.

“Este é um exemplo de integração que vai servir de protótipo para as bases militares de todo o Brasil”, afirmou o Comandante da Ala 9 e da Guarnição de Aeronáutica de Belém, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos.

As Forças vão ter o compromisso de promover instruções e atividades em comum, relacionadas a operação aérea. “Estamos vivendo um momento histórico: o primeiro passo para a criação de uma futura organização militar da Marinha que será o primeiro esquadrão de aeronaves na área do 4º Distrito Naval. É um fato inédito para a região”, disse o Comandante do 4º DN, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

O Chefe do Estado-Maior da Ala 9, Tenente-Coronel Aviador Rômulo Paixão Moreira, e o Chefe do Estado-Maior do 4º DN, Capitão de Mar e Guerra Dionísio Tavares da Câmara Junior, também participaram da assinatura do acordo.

Fotos: Soldado S. Ferreira