HOMENAGEM

Monumento em homenagem a Santos-Dumont é inaugurado em Santiago, no Chile

Monumento relembra a passagem de Santos-Dumont pela cidade
Publicada em: 26/10/2018 18:25
Imprimir
Fonte: Adidância Aeronáutica no Chile
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: TCel Pedra

No último dia 23 de outubro, na esquina da Avenida Santos-Dumont com a Avenida Recoleta, em Santiago, capital do Chile, foi inaugurado um monumento em homenagem ao brasileiro Pai da Aviação. O trabalho foi realizado em conjunto pela Embaixada do Brasil no Chile, por meio de sua Adidância Aeronáutica, pela Municipalidade de Recoleta e pelo Instituto de Investigações Histórico Aeronáuticas do Chile.

O objetivo é reconhecer o pioneirismo de Santos-Dumont no cenário mundial, relembrar a visita que o brasileiro fez ao Chile em 1922, ocasião em que a via que leva seu nome foi batizada, e deixar como legado, para as pessoas que por ali passam, uma referência a respeito de  quem foi e o que fez pela humanidade aquele que empresta seu nome à via.

A cerimônia contou com a presença do Embaixador do Brasil no Chile, Carlos Duarte; de autoridades da municipalidade de Recoleta; representantes da Força Aérea do Chile; Adidos Aeronáuticos a diversas embaixadas estrangeiras no país e representantes dos Correios do Chile, que distribuíram cartões-postais alusivos ao evento aos convidados presentes.

“O Brasil é uma pátria de homens pioneiros e perseverantes, onde alguns eleitos viram nos céus a realização de um dos sonhos mais antigos do homem, voar”, destacou o presidente do Instituto de Investigações Aeronáuticas do Chile, Norberto Traub, que também é um dos idealizadores do projeto juntamente com o Coronel Aviador Paulo César Andari.

Na ocasião, o Embaixador Carlos Duarte ressaltou o espírito abnegado e perseverante do brasileiro, enaltecendo os laços de amizade que unem o Brasil e o Chile também no campo aeronáutico desde os tempos de Santos-Dumont e Diego de Aracena (aviador chileno que esteve no Brasil em 1922 em um heroico raid aéreo para saudar o centenário da independência e foi homenageado por Santos-Dumont na sua visita ao Chile no mesmo ano).

O monumento consta de busto de Santos-Dumont, doado pela Força Aérea Brasileira (FAB), que se coloca sobre um perfil metálico similar ao de um aerofólio, em alusão à obra prima do brasileiro. Tudo se assenta sobre uma base de concreto, onde uma placa metálica tem os seguintes dizeres:

Alberto Santos-Dumont

Piloto e inventor brasileño, padre de la aviación mundial.
Efectuó el primer vuelo mundial en un aeroplano que logra despegar con propulsión propia.

Paris, 23 de octubre de 1906.

Homenaje de la Comuna de Recoleta al pionero e inventor brasileño, que inmortalizó la aviación iberoamericana, en el 96º aniversario de su visita a Chile y bautizo de esta importante avenida que lo recuerda.