APERFEIÇOAMENTO

DECEA realiza Seminário do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico

Evento reuniu cerca de 100 participantes, entre controladores de tráfego aéreo, pilotos, professores e pesquisadores
Publicada em: 31/10/2018 10:53
Imprimir
Fonte: DECEA, por Denise Fontes
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Capitão Landenberger

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), realizou, entre os dias 16 e 19 de outubro, a 5ª edição do Seminário do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico (GEIA). O grupo busca congregar pesquisas que tenham como objetivo estudar diferentes aspectos do inglês aeronáutico no contexto brasileiro, bem como suas relações com ensino, aprendizagem e avaliação.

O evento, realizado no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA), reuniu controladores de tráfego aéreo, pilotos, comissários de voo, pesquisadores, professores, instrutores e avaliadores de inglês aeronáutico, além de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Na abertura, o Chefe da Assessoria de Gestão do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA, Coronel Aviador Ivan Bettocchi Batalha Dittz, representando o chefe do SDAD, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do evento. “O seminário é fundamental para a troca de informações e experiências, além de fomentar estudos sobre as pesquisas em inglês aeronáutico”, enfatizou.

Durante a programação foram ministradas palestras sobre ensino, avaliação e descrição da linguagem, voltadas tanto para controladores de tráfego aéreo quanto para pilotos, além de apresentação sobre o ensino de inglês aos mecânicos de aeronaves. Também foram realizados três workshops sobre os desafios da língua inglesa no contexto da aviação, a fim de propiciar a interação entre os participantes. “O evento atingiu plenamente as expectativas e os objetivos, proporcionando uma série de novos questionamentos e tópicos a serem abordados nas edições futuras”, destacou o Professor da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Carlos Alberto Babboni, após ministrar uma das palestras.

Segundo o Tenente Aviador Daniel Miguel Soares Moraes, do Esquadrão Pioneiro (3º ETA), o seminário foi uma grande oportunidade de aprendizado sobre o ensino do inglês da aviação para os diversos públicos. “Os trabalhos de pesquisas apresentados mostram que a importância dada ao inglês aeronáutico é crescente, sobretudo, na formação básica dos pilotos e controladores de tráfego aéreo”, ressaltou.

Outro destaque foi o lançamento do livro Pesquisa sobre Inglês Aeronáutico no Brasil, organizado pelas Professoras Doutoras Patrícia Tosqui Lucks, do ICEA; Matilde Scaramucci, da Universidade de Campinas (Unicamp); e Silvia Damião, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Universidade de Taubaté (Unitau).

O livro reuniu trabalhos de pesquisas realizadas por integrantes do GEIA, destinados tanto aos pesquisadores de linguística aplicada, professores e avaliadores de língua inglesa quanto aos controladores de tráfego aéreo e pilotos interessados na proficiência em inglês, além de interessados em temas pertinentes à aviação.

“O seminário proporcionou a oportunidade de reunir todos esses profissionais em um mesmo ambiente para conhecerem os estudos realizados na área e trocarem ideias e experiências. Todos passaram a entender melhor a atuação dos outros, refletir sobre seu papel e aumentar a consciência de que a comunicação em língua inglesa é uma importante ferramenta de segurança”, afirmou a Líder do Grupo de Pesquisa GEIA, Patricia Tosqui Lucks.

Já os representantes dos órgãos regionais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) apresentaram as atividades, as boas práticas e as necessidades em relação à capacitação dos controladores de tráfego aéreo em língua inglesa. “Pude vivenciar o que as organizações têm desenvolvido de mais atual no ensino e novos projetos foram compartilhados, visando a segurança do controle do espaço aéreo”, disse o adjunto da Subseção de Idiomas do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), Tenente Celso Carvalho.

Segundo a chefe da Seção de Inglês Aeronáutico do ICEA, Beatriz Faria Aragão, o seminário atendeu às expectativas devido ao comprometimento de todos os envolvidos. "O fato de termos representantes de 15 diferentes instituições ligadas à aviação demonstra que o evento vem assumindo uma posição de destaque ao longo dos anos”, ressaltou.

No encerramento, o Chefe do Gabinete da Direção do ICEA, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Marcelo George dos Santos, parabenizou a todos pelo trabalho e destacou a importância da atividade de capacitação e de investimento na proficiência da língua inglesa dos controladores, contribuindo para segurança e otimização do controle de tráfego aéreo.

Fotos: Luiz Eduardo Perez