INTERCÂMBIO

IMAE promove troca de experiências sobre Medicina Aeroespacial com Força Aérea Indiana

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Força Aérea Indiana tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimento sobre o assunto
Publicada em: 22/10/2018 18:00
Imprimir
Fonte: IMAE
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino - Revisão: Capitão Landenberger

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Força Aérea Indiana tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimento e trocar experiências durante um Intercâmbio Técnico sobre Medicina Aeroespacial, realizado entre os dias 9 e 11 de outubro, no Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), no Rio de Janeiro (RJ). Participaram do intercâmbio, o Air Commodore V.V. Joshi, Group Captain Rajesh Kumar e Wing Commander Ajay Kumar.

Nesse período, os militares estrangeiros assistiram a apresentações sobre as atividades do IMAE e a missão do instituto no contexto da Força Aérea. Eles também visitaram algumas instalações onde são desenvolvidos treinamentos fisiológicos, como os laboratórios sobre utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a tenda de descontaminação em eventos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nuclares (QBRN) com cápsula de isolamento de pacientes, laboratório de NVG (Night Vision Goggles), Cadeira de Barany e Câmara Hipobárica.

A comitiva da Força Aérea Indiana esteve ainda no maior e mais importante museu de aviação militar e civil do Brasil. Em passagem pelo Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, “Berço da Aviação Brasileira”, eles aprenderam um pouco da história da Força Aérea Brasileira e visitaram as exposições permanentes de aeronaves de relevante valor histórico e tecnológico.

No Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), os visitantes conheceram a estrutura para atendimento aos pacientes queimados e para a descontaminação rápida em casos de vítimas de desastres QBRN. Já no Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), complementaram assuntos discutidos durante o intercâmbio.

A Chefe da Divisão Técnica do IMAE, Major Michelle Abati Bordeaux Rego Ronconi, destacou a importância da troca de experiências entre as duas Forças Aéreas. “O intercâmbio promove experiências valiosas para ambas as Forças, traz conhecimento e aperfeiçoamento da Medicina Aeroespacial. É importante incentivar e edificar essa prática, promovendo a troca contínua de conhecimento acerca de novas tecnologias e culturas distintas da nossa”, concluiu.

Fotos: Soldado Rubens